PIBID/UEMS: Iniciação a docência: fortalecendo compromisso entre universidade e escolas de educação básica

Autores

  • Bartolina Ramalho Catanante

Resumo

O presente resumo tem como objetivo apresentar o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, desenvolvido pela UEMS proposto pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que tem por finalidade apoiar a iniciação à docência de estudantes de licenciatura plena das instituições federais e estaduais de educação superior, aprimorar a formação dos docentes, valorizar o magistério e contribuir para a elevação do padrão de qualidade da educação básica. O programa PIBID/UEMS iniciado em abril de 2010 possui 128 bolsistas dos cursos de Licenciatura das áreas de Ciências Biológicas, Física, Matemática, Letras, Pedagogia e Química, possui 1 coordenador institucional e 6 coordenadores de área, responsáveis pelos subprojetos, e 14 professores supervisores. Participam do programa duas escolas municipais do ensino fundamental e quatro escolas estaduais de ensino fundamental e ensino médio. O critério para a seleção das escolas foi o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, IDEB, o número de alunos e a disponibilidade da escola. O programa tem a duração de 24 meses.

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Publicado

2015-04-16

Como Citar

Catanante, B. R. (2015). PIBID/UEMS: Iniciação a docência: fortalecendo compromisso entre universidade e escolas de educação básica. ANAIS DO EGRAD, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/812

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