ORGANIZAÇÃO DE COLEÇÕES DIDÁTICAS EM CIÊNCIAS

Autores

  • Pamela de Souza Ferreira
  • Vera Lucia Lescano de Almeida
  • Maria Alice Carolino

Resumo

A abordagem da biologia no ensino médio e fundamental, comumente se encontra dissociada do ensino prático, o que acarreta em um desinteresse por parte do aluno em relação à matéria. Os métodos e atitudes utilizadas pelo educador é o que induzirá o aluno a aprender. Este projeto de Educação para a conservação do Parque Ecológico Laranja Doce juntamente a Escola Aurora Pedroso de Camargo visa proporcionar aos professores desta escola redescobrir formas alternativas de Ensino em Ciências por meio da elaboração de uma coleção didática, contendo materiais zoológicos e botânicos. Possibilitando ao aluno a melhor desenvolver seu estudo com realização de coletas de materiais (vegetal e animal) e observações em laboratório. Esta integração desperta o interesse do aluno com relação a ciência de forma prática e presencial. Mexer, experimentar, tocar, ouvir, sentir e interagir são ações que os alunos sentem necessidade de realizar. As aulas de laboratório podem funcionar como um catalisador no processo de aquisição de novos conhecimentos, pois a vivência de uma experiência facilita a fixação do conteúdo a ela relacionada. Quando o ensino e a aprendizagem são vistos como convites à exploração e descoberta o aprender assume maior importância.

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Publicado

2015-04-16

Como Citar

Ferreira, P. de S., de Almeida, V. L. L., & Carolino, M. A. (2015). ORGANIZAÇÃO DE COLEÇÕES DIDÁTICAS EM CIÊNCIAS. ANAIS DO EGRAD, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/811

Edição

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