ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DE UM PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO RÁPIDA DA DIVERSIDADE DE HABITATS EM ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE ENSINO (UEMS – DOURADOS)

Autores

  • Emerson Machado de Carvalho

Resumo

Os múltiplos impactos antrópicos sobre os ecossistemas aquáticos têm sido responsáveis pela deterioração da qualidade ambiental de bacias hidrográficas extremamente importantes no território Brasileiro. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar a eficiência e praticidade da utilização de um protocolo de avaliação rápida da diversidade de habitats em atividades de ensino e pesquisa por alunos do curso de Engenharia Ambiental (UEMS - Dourados). O trabalho foi realizado em trechos de segunda ordem dos córregos Curral de Arame e Água Boa, localizados no Município de Dourados (MS), contando com a participação de 40 alunos. O protocolo foi aplicado e recolhido durante a atividade de campo. As pontuações finais refletem o nível de preservação das condições ecológicas dos trechos estudados, onde o córrego Curral de Arame foi classificado em “natural” por todos os alunos, enquanto que o córrego Água Boa foi classificado em “alterado” por quatro alunos e em “impactado” por 36 alunos. Assim, os alunos encontraram mais facilidade em visualizar os parâmetros do córrego em melhor estado de conservação, o que poderia indicar a necessidade de um treinamento prévio para identificar e apontar possíveis aspectos impactantes. Porém, o método de avaliação de habitats com base na avaliação visual constitui-se em uma ferramenta simples e dinâmica para atividades de campo e pesquisa e, principalmente, um eficiente recurso didático para explorar questões relacionadas à avaliação de impacto ambiental de bacias hidrográficas.

Downloads

Publicado

2015-04-16

Como Citar

de Carvalho, E. M. (2015). ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DE UM PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO RÁPIDA DA DIVERSIDADE DE HABITATS EM ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE ENSINO (UEMS – DOURADOS). ANAIS DO EGRAD, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/808

Edição

Seção

RESUMOS