1ª MOSTRA EDUCACIONAL EM QUÍMICA INORGÂNICA CONCEITOS, TEORIAS E MODELOS

Glaucia Almeida Nunes, Jandira Aparecida Simoneti

Resumo


Conteúdos de química trabalhados de forma didática, contextualizada e interativa tem maior assimilação e provocam um efeito multiplicador na aprendizagem, pois os alunos querem saber cada vez mais. Métodos e materiais alternativos de ensino de química devem ser continuamente propostos e discutidos por alunos de cursos de licenciatura. A química além de tratar de vários conceitos abstratos, envolve diferentes tipos de teorias, modelos, cálculos e uma bagagem enorme de conteúdos que muitas vezes interpõe com outras áreas do saber. Com o objetivo de estimular os futuros licenciados em química para a área de educação, propôs-se pesquisar diferentes conteúdos de Química Inorgânica ministrados no ensino médio, analisar e fazer uma proposta alternativa de ensino. Foram distribuídos diversos temas sobre atomística e elementos químicos, cada grupo de 2 alunos da disciplina de Química Inorgânica I desenvolveu um. Após pesquisa e análise do tema, cada grupo fez um relatório científico, entregou-o ao professor para correção, em versão escrita e eletrônica. Os trabalhos foram apresentados na 1ª Mostra Educacional de Química Inorgânica Parte I, durante a exposição, estes foram discutidos e avaliados. Os relatórios de todos os temas desenvolvidos serão reunidos para a elaboração de uma apostila de apoio ao ensino de química.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.