MONITORIA DE QUÍMICA GERAL CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL
Resumo
A prática da monitoria é entendida como uma modalidade de ensino eaprendizagem com grande contribuição para a formação integrada do aluno do nível
superior. Faz-se de extrema importância, pois contribui para a melhoria do ensino,
visando a articulação entre teoria e prática, e promove a cooperação mútua entre os
acadêmicos. A monitoria da disciplina de Química Geral do curso de Tecnologia em
Gestão Ambiental teve como principal objetivo contribuir com o processo de ensino
aprendizagem, auxiliando os acadêmicos na apreensão e na produção do conhecimento.
As atividades de monitoria foram voltadas ao auxilio e ao acompanhamento dos
estudantes e focadas em resolução de atividades propostas pelo professor da disciplina,
consistindo na explanação do conteúdo já visto em sala de aula, em pesquisas e
discussões relacionadas ao tema abordado. Durante o período vigente da monitoria pode
ser observado que os alunos que a frequentavam apresentavam certa dificuldade com a
disciplina, pois muitos deles alegavam que não tiveram a disciplina de química durante
sua formação básica (ensino médio, técnico ou magistério) ou que os conteúdos eram
diferentes em relação ao que é hoje. Esses acadêmicos necessitaram de
acompanhamentos com cargas horarias maiores, devido às explicações muito detalhadas
de todos os conteúdos abordados pela disciplina para que houvesse maior apreensão e
produção de conhecimento. Portanto, a monitoria também proporciona ao alunomonitor grande aprendizado e experiência, além de oportunizar a participação deste na
rotina da vida acadêmica, e quanto aos acadêmicos atendidos, pode-se observar maior
compreensão e aprendizagem da disciplina.
Downloads
Publicado
2015-03-16
Como Citar
Ferreira, R. F. de P., & Silva, A. F. G. da. (2015). MONITORIA DE QUÍMICA GERAL CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL. ANAIS DO EGRAD, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/680
Edição
Seção
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE