MONITORIA DE CALCULO DIFERENCIAL INTEGRAL – I

Autores

  • Felipe Medeiros UEMS
  • Odival Faccenda

Resumo

Monitorar no contexto acadêmico consiste em uma troca de conhecimentos entre
um aluno de série mais avançada e um matriculado na disciplina monitorada, essa
prática é benéfica não somente a quem está atendendo a monitoria como também quem
ministra, pois proporciona uma revisão de conteúdos estudados que servem de base para
disciplinas avançadas. Esse projeto teve como objetivo promover uma aula (extraclasse)
de reforço para atender quem tinha dificuldade em acompanhar o desenvolvimento
dentro de sala de aula, ele foi realizado na unidade de Dourados da Universidade
Estadual do Mato Grosso do Sul em horário e local (dentro da unidade) previamente
definidos entre os envolvidos e o conteúdo abordado compreende toda a ementa da
matéria de Calculo Diferencial Integral – I do Curso de Ciência da Computação.
O método de ensino depende da necessidade de cada aluno, alguns com uma
certa aptidão para matemática frequentam a monitoria com uma dúvida já definida de
algum conteúdo específico, para estes, o monitor identifica em que o aluno está tendo
dificuldade e repassa o conteúdo para saná-la, já outros alunos frequentam a monitoria
porque não possuem a base matemática sólida requerida para iniciar a disciplina, para
estes, o monitor ministra uma aula de conhecimento básico (expressões algébricas,
função logarítmica, potenciação, radiciação, equações de primeiro e segundo grau…) e
trabalha exercícios práticos para a fixação do conteúdo ensinado. Cada tipo de aluno
recebe uma atenção diferenciada para suprir suas dificuldades. Todo esse reforço
somado a disponibilidade de horário para dúvidas (fora dos horários estabelecidos para
a monitoria) cobrem o objetivo do projeto.
Em suma, o projeto de monitoria apresenta uma oportunidade de alunos que não
obtiveram um aproveitamento (ou qualidade) satisfatório (a) de ensino no colegial ou
que tem dificuldades em acompanhar a conteúdo abordado na carga horária da matéria
de reforçarem estes conteúdos em um horário extraclasse, sendo de grande importância
para que a matéria flua com naturalidade no curso.

Biografia do Autor

Felipe Medeiros, UEMS

Docente

Downloads

Publicado

2014-12-01

Como Citar

Medeiros, F., & Faccenda, O. (2014). MONITORIA DE CALCULO DIFERENCIAL INTEGRAL – I. ANAIS DO EGRAD, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/667

Edição

Seção

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)