EXPERIÊNCIA ACADÊMICA COMO ALUNO-MONITOR DA DISCIPLINA DE AVALIAÇÃO E MANEJO DE AGROECOSSITEMAS DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGROECOLOGIA DA UEMS

Autores

  • Natália Coimbra da Silva UEMS
  • Cristiane Bezerra Ferrari Santos UEMS

Resumo

O presente trabalho consta de uma experiência acadêmica como aluno-monitor
da disciplina de Avaliação e Manejo de Agroecossistemas, desenvolvida durante o
primeiro semestre de 2014, na Universidade Estadual de Mato Grosso do sul - UEMS,
Gloria de Dourados/MS. O objetivo foi realizar o planejamento e a organização de aulas
de  campo  relacionando  as  seguintes  atividades:  identificação  de  sistemas  agrícolas
diversificados;  caracterização  e  analise  de  agroecossistemas  utilizando-se  do
levantamento  de  Indicadores  de  Sustentabilidade  e  implantação  da  metodologia  de
Diagnóstico  Rural  Participativo;  além de acompanhar  e  monitorar os  discentes  em
atividades  desenvolvidas  o  Tempo  Comunidade  (TC). Destaca  a  importância  da
monitoria como um meio de desenvolver a habilidade técnica com o manuseio dos
materiais;  obter  um  contato  mais  próximo  os  produtores  rurais,  além  de  rever  os
conteúdos anteriormente aprendidos. No diagnóstico realizado com os discentes da
disciplina  e  produtores  rurais,  pode-se  observar  que  a  monitoria  é  ferramenta
indispensável no sistema ensino-aprendizagem, vindo ao encontro de suas necessidades
de estudo, além de ser um momento de troca de informações, onde tanto o monitor
quanto o envolvido aprende.

Downloads

Publicado

2015-04-08

Como Citar

Silva, N. C. da, & Santos, C. B. F. (2015). EXPERIÊNCIA ACADÊMICA COMO ALUNO-MONITOR DA DISCIPLINA DE AVALIAÇÃO E MANEJO DE AGROECOSSITEMAS DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGROECOLOGIA DA UEMS. ANAIS DO EGRAD, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/654

Edição

Seção

CIÊNCIAS AGRÁRIAS