EXPERIÊNCIA ACADÊMICA COMO ALUNO-MONITOR DA DISCIPLINA DE AVALIAÇÃO E MANEJO DE AGROECOSSITEMAS DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGROECOLOGIA DA UEMS
Resumo
O presente trabalho consta de uma experiência acadêmica como aluno-monitorda disciplina de Avaliação e Manejo de Agroecossistemas, desenvolvida durante o
primeiro semestre de 2014, na Universidade Estadual de Mato Grosso do sul - UEMS,
Gloria de Dourados/MS. O objetivo foi realizar o planejamento e a organização de aulas
de campo relacionando as seguintes atividades: identificação de sistemas agrícolas
diversificados; caracterização e analise de agroecossistemas utilizando-se do
levantamento de Indicadores de Sustentabilidade e implantação da metodologia de
Diagnóstico Rural Participativo; além de acompanhar e monitorar os discentes em
atividades desenvolvidas o Tempo Comunidade (TC). Destaca a importância da
monitoria como um meio de desenvolver a habilidade técnica com o manuseio dos
materiais; obter um contato mais próximo os produtores rurais, além de rever os
conteúdos anteriormente aprendidos. No diagnóstico realizado com os discentes da
disciplina e produtores rurais, pode-se observar que a monitoria é ferramenta
indispensável no sistema ensino-aprendizagem, vindo ao encontro de suas necessidades
de estudo, além de ser um momento de troca de informações, onde tanto o monitor
quanto o envolvido aprende.
Downloads
Publicado
2015-04-08
Como Citar
Silva, N. C. da, & Santos, C. B. F. (2015). EXPERIÊNCIA ACADÊMICA COMO ALUNO-MONITOR DA DISCIPLINA DE AVALIAÇÃO E MANEJO DE AGROECOSSITEMAS DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGROECOLOGIA DA UEMS. ANAIS DO EGRAD, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/654
Edição
Seção
CIÊNCIAS AGRÁRIAS