CONTRIBUIÇÃO DA EXPERIÊNCIA PROPORCIONADA PELO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA NA DISCIPLINA DE GENÉTICA PARA ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Resumo
A disciplina de Genética do Curso de Ciências Biológicas na Universidade Estadual deMato Grosso do Sul possui o objetivo básico de proporcionar condições de aprendizagem
para que os acadêmicos compreendam os processos de transmissão de caracteres hereditários,
as alterações genéticas que possam intervir, bem como as implicações destes fenômenos
dentro de populações. Desta forma, a monitoria da referida disciplina objetivou o
acompanhamento e a melhoria na evolução dos discentes com relação aos conceitos
abordados durante a mesma. Para tal fim realizou-se o acompanhamento e auxílio ao
professor, montagem de roteiro de estudos com exercícios complementares para os
acadêmicos e monitoramento semanal sob forma de atendimento aos alunos com relação ao
conteúdo abordado a cada semana na disciplina durante o período de estudo, sendo que
durante o monitoramento os acadêmicos foram auxiliados na discussão, montagem de
trabalhos e seminários, resolução de exercícios e esclarecimento de dúvidas apresentadas
pelos acadêmicos e aquisição de materiais com relação ao conteúdo no decorrer da disciplina.
Durante o período de monitoria pode ser percebido que a maioria dos discentes que
procuraram pelo auxílio da aluna monitora apresentavam maior dificuldade em resolver os
exercícios de genética (cruzamentos, cálculo de frequência de genes, teste do Qui-Quadrado,
entre outros), mostrando dificuldades em acompanhar os cálculos resolvidos em sala de aula e
que o auxílio da monitoria contribuiu para que estes alunos conseguissem sanar suas dúvidas
e apresentassem melhor desempenho nos cálculos após acompanhamento da aluna monitora.
De tal forma, pode-se concluir que o monitor se mostra como um elo essencial entre o
professor e os acadêmicos e que as experiências proporcionadas pela monitoria em genética
tem sido enriquecedoras tanto para os acadêmicos atendidos quanto para a aluna monitora,
licencianda em Ciências Biológicas na aquisição de experiências como futura professora pela
maior aproximação com o processo de ensino-aprendizagem.
Downloads
Publicado
2015-03-18
Como Citar
Souza, J. P. de, & Oliveira, J. D. de. (2015). CONTRIBUIÇÃO DA EXPERIÊNCIA PROPORCIONADA PELO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA NA DISCIPLINA DE GENÉTICA PARA ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. ANAIS DO EGRAD, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/648
Edição
Seção
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE