CONTRIBUIÇÃO DA EXPERIÊNCIA PROPORCIONADA PELO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA NA DISCIPLINA DE GENÉTICA PARA ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Jéssica Pereira de Souza, Joelliton Domingos de Oliveira

Resumo


A disciplina de Genética do Curso de Ciências Biológicas na Universidade Estadual de
Mato  Grosso  do  Sul  possui  o  objetivo  básico  de  proporcionar  condições  de  aprendizagem
para que os acadêmicos compreendam os processos de transmissão de caracteres hereditários,
as  alterações  genéticas  que  possam  intervir,  bem  como  as  implicações  destes  fenômenos
dentro  de  populações.  Desta  forma,  a  monitoria  da  referida  disciplina  objetivou  o
acompanhamento  e  a  melhoria  na  evolução  dos  discentes  com  relação  aos  conceitos
abordados  durante  a  mesma.  Para  tal  fim  realizou-se  o  acompanhamento  e  auxílio  ao
professor,  montagem  de  roteiro  de  estudos  com  exercícios  complementares  para  os
acadêmicos e monitoramento semanal sob forma de atendimento aos alunos com relação ao
conteúdo  abordado  a  cada  semana  na  disciplina  durante  o  período  de  estudo,  sendo  que
durante  o  monitoramento  os  acadêmicos  foram  auxiliados  na  discussão,  montagem  de
trabalhos  e  seminários,  resolução  de  exercícios  e  esclarecimento  de  dúvidas  apresentadas
pelos acadêmicos e aquisição de materiais com relação ao conteúdo no decorrer da disciplina.
Durante  o  período  de  monitoria  pode  ser  percebido  que  a  maioria  dos  discentes  que
procuraram  pelo  auxílio  da  aluna  monitora  apresentavam  maior  dificuldade  em  resolver  os
exercícios de genética (cruzamentos, cálculo de frequência de genes, teste do Qui-Quadrado,
entre outros), mostrando dificuldades em acompanhar os cálculos resolvidos em sala de aula e
que o auxílio da monitoria contribuiu para que estes alunos conseguissem sanar suas dúvidas
e apresentassem melhor desempenho nos  cálculos após acompanhamento da aluna  monitora.
De  tal  forma,  pode-se  concluir  que  o  monitor  se  mostra  como  um  elo  essencial  entre  o
professor e os acadêmicos e que as experiências proporcionadas pela monitoria em genética
tem  sido  enriquecedoras  tanto  para  os  acadêmicos  atendidos  quanto  para  a  aluna  monitora,
licencianda em Ciências Biológicas na aquisição de experiências como futura professora pela
maior aproximação com o processo de ensino-aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.