VIVÊNCIAS NA MONITORIA DA DISCIPLINA “INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS” – GRUPOS DE ESTUDOS

Autores

  • Ellen Caetano da Silva
  • Thaynara Costa de Arruda
  • Adélia Maria Evangelista Azevedo

Resumo

Vivências na Monitoria da Disciplina “Introdução aos Estudos Linguísticos” tem por objetivo
discorrer sobre dois espaços de atuação de monitoras na disciplina do primeiro ano do curso de
Letras – Português/Inglês da UEMS – Unidade de Jardim. Os encontros semanais com monitoras e
acadêmicos (as) ocorrem semanalmente, no âmbito universitário, visando à melhoria do
ensino/aprendizagem a partir da leitura de textos teóricos da área da Linguística Moderna em dois
ambientes. O primeiro está relacionado ao espaço presencial na sala de aula e na Biblioteca da
Unidade. O segundo ocorre no ambiente virtual com ações pedagógicas direcionadas aos usos das
redes sociais. O percurso teórico das atividades de Monitoria está centrado nas leituras dos
fundamentos gerais da Linguística antes de Ferdinand de Saussure com Faraco (2010), Fiorin,
Flores e Barbisan (2014), e depois com Saussure (2006) e demais teóricos do percurso da ciência
antes do Curso de Linguística Geral – CLG, obra clássica. Desse modo, nós, monitoras e
acadêmicos (as) do primeiro ano de Letras, dedicamo-nos aos estudos dos teóricos Pré-Saussurianos
com questões dos fundamentos e desdobramentos em Franz Bopp e dos Neogramáticos com
atividades de leitura e estudo coletivo. Outro percurso está nas discussões teóricas e PósSaussuriana. Incentivamos os momentos de partilha e de diferentes percursos de leitura com os
leitores iniciantes, por conta dos termos, conceitos próprios da ciência da linguagem. Para esta
situação pedagógica incentivamos a produção de posts das leituras realizadas, testemunhos dos
acadêmicos e as vivências em vídeos curtos para postagens relacionadas a partir das leituras
realizadas. Os resultados geraram uma melhor compreensão e interação dos calouros (as) de Letras
aos textos teóricos e produtos (posts, memes, vídeos) que tem por objetivo tornar a ciência da
linguagem mais acessível dos iniciantes aos fundamentos gerais. Há inclusão de diferentes gêneros
discursivos por conta dos processos criativos de transposição dos fundamentos gerais da ciência e
da dinâmica de incentivo aos estudos em ambientes virtuais por conta do público universitário.

Downloads

Publicado

2019-12-12

Como Citar

Silva, E. C. da, Arruda, T. C. de, & Azevedo, A. M. E. (2019). VIVÊNCIAS NA MONITORIA DA DISCIPLINA “INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS” – GRUPOS DE ESTUDOS. ANAIS DO EGRAD, 6(9). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/6033

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS