TRILHA DO CONHECIMENTO, INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA

Autores

  • Cleberson Meira Santos
  • Aliziane Vieira Caires Couto
  • Joice de Oliveira Schott
  • Pâmela Moço de Matos
  • André Molina Neto
  • Nilcéia Marins da Silva Santos

Resumo

Estudos demonstram que o aprender não é linear. Portanto é necessário utilizar estratégias de ensino
que vão além do famoso “cuspe e giz” para a formação dos alunos, porém nem sempre a escola
trabalha nesse intuito e as aulas são baseadas muitas vezes de forma única para todos os alunos de
uma turma, e até mesmo, da escola inteira. Vislumbrando a necessidade de novas estratégias e a
busca de métodos mais lúdicos que prendam atenção dos alunos a aula, foi desenvolvido de um
jogo de tabuleiro em tamanho humano contendo 54 casas divididas em três cores (laranja, roxo e
azul), sendo essas distribuídas de forma intercalada na extensão do tabuleiro. O objetivo do jogo foi
avaliar o grau de absorção dos conteúdos aplicados no primeiro bimestre letivo (Química: objeto de
estudo e aplicações; Unidades de media e propriedades da matéria; Sistemas, substâncias puras e
misturas; Propriedades e transformações da matéria; Modelos atômicos e características dos
átomos), por meio de perguntas de múltipla escolha. O jogo foi aplicado nas turmas de 1º ano do
Ensino Médio da Escola Estadual Vinicius de Morais, dividindo-se os alunos em 6 (seis) grupos,
onde um aluno foi utilizado como peça de locomoção no tabuleiro, enquanto os demais eram
responsáveis por responder as perguntas; cada acerto tinha pontuação equivalente aos números
extraídos de um dado arremessado pelo aluno que se locomovia pelo tabuleiro. A cada rodada do
jogo um aluno arremessava um dado e caminhava a quantidade de números sorteada, ao parar em
uma casa de cor laranja era feita uma pergunta ao grupo, em caso de acerto na resposta o aluno
ganhava o direito de caminhar novamente o número de casas correspondente ao dado, em caso de
erro o grupo perdia a vez em jogar a próxima rodada; nas casas roxas o grupo não respondia
perguntas, não sofrendo nenhum tipo de penalidade; nas casas azuis ele recebia uma dica de
conhecimento geral do conteúdo ensinado, podendo sofrer penalidades ou receber recompensas
conforme sorteio prévio. Pode-se concluir a aplicação deste jogo como produtiva, pois todo o
conteúdo já ensinado em sala de aula foi reafixado, sendo válida a participação de todos,
demonstrando que absorveram os conteúdos de maneira significativa.

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Publicado

09/12/2019

Como Citar

Santos, C. M., Couto, A. V. C., Schott, J. de O., Matos, P. M. de, Molina Neto, A., & Santos, N. M. da S. (2019). TRILHA DO CONHECIMENTO, INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA. ANAIS DO EGRAD, 6(9). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/6026

Edição

Seção

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

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