RELATO DE EXPERIÊNCIA DE MONITORIA NO PROJETO DE ENSINO CLÁSSICOS DO MARXISMO
Resumo
O presente trabalho consiste no relato de experiência de monitoria no Projeto de Ensino Clássicosdo Marxismo do Programa Institucional de Monitoria da Universidade Estadual de Mato Grosso do
Sul. Realizada entre abril e novembro de 2018 sob a orientação do professor Paulo Edyr Bueno de
Camargo e da professora Carla Villamaina Centeno. O Projeto de Ensino Clássicos do Marxismo
tem por finalidade oferecer aos alunos conteúdos voltados para a formação histórico-metodológica
na perspectiva marxista, como instrumento teórico para a pesquisa a partir da seleção de textos de
autores clássicos do marxismo. Além de permitir aprofundar os conhecimentos e adquirir domínio
teórico necessário ao desenvolvimento científico. O primeiro momento da monitoria consistiu em
um encontro semanal com os professores envolvidos no projeto, no qual foi possível participar da
seleção de textos que caracterizam o referencial teórico marxista, além de esclarecer a forma
adequada de divulgar o projeto de ensino por meio de cartazes, bem como visitar salas de aula para
convidar os alunos e esclarecer eventuais dúvidas. Logo, listar os alunos interessados em participar
do projeto coletando seus e-mails. Com isso, preparar a lista de frequência para serem
disponibilizadas em cada encontro. Além de criar um grupo de whatsApp para agilizar a
comunicação entre os integrantes do projeto de ensino. Num segundo momento, lembrar aos
docentes de suas datas de apresentação, confirmando a presença ou alterações nos textos indicados.
Uma vez conferidos os textos, faz-se necessário digitalizá-los para enviá-los por e-mail aos alunos,
com antecedência de quinze dias de cada encontro. Na data do encontro, preparar o equipamento de
multimeios necessário para a exposição e discussão dos textos. Após o décimo encontro, fazer a
somatória da frequência dos alunos e auxiliar na elaboração do relatório final. À face do exposto, o
Programa Institucional de Monitoria colaborou para a formação da discente, uma vez que, permitiu
elaborar e organizar junto com os professores orientadores o Projeto de Ensino Clássicos do
Marxismo. Essa experiência despertou e reforçou habilidades teóricas e práticas do fazer docente. A
monitoria, portanto, contribuiu para melhoria do desempenho acadêmico da monitora, além de
auxiliar na apreensão e produção do conhecimento.
Downloads
Publicado
2019-11-27
Como Citar
Cremonesi, A. L. de S. (2019). RELATO DE EXPERIÊNCIA DE MONITORIA NO PROJETO DE ENSINO CLÁSSICOS DO MARXISMO. ANAIS DO EGRAD, 6(9). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/6017
Edição
Seção
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA