O PIBID LETRAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA ESTADUAL SEBASTIÃO SANTANA DE OLIVEIRA EM CAMPO GRANDE-MS

Autores

  • Lana Karine de Santana Medeiros Souza
  • Renata Oliveira da Silva
  • Lúcia da Silva Mendes
  • Susylene Dias de Araújo

Resumo

De acordo com o exposto pelo site da CAPES o PIBID é uma ação da Política Nacional de
Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes
na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas
públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas1. Na área de Letras, o
PIBID concentra suas atenções ao ensino de língua portuguesa e em sentindo mais amplo, faz com
que o discente em formação, possa vivenciar experiências relacionadas às linguagens em suas
diversas modalidades. Esta comunicação tem como objetivo, relatar algumas destas oportunidades
oferecidas a 06 alunos do Curso de Letras Espanhol da UEMS, na Unidade de Campo Grande,
alocados pelo projeto na Escola Estadual Sebastião Santana de Oliveira e proponentes desta
apresentação. Uma das principais frentes de nossa atuação está relacionada às atividades com a
literatura em sala de aula, ou seja, sempre que a professora regente desenvolve alguma atividade de
leitura, somos convidados a participar e nossa participação concentra inserções que vão desde o
planejamento da aula, até a execução da atividade, quando participamos das escolhas dos textos, da
apresentação aos alunos e até mesmo de momentos de leitura compartilhada, quando podemos
inserir nossos próprios conhecimentos no processo de interpretação dos textos que se configuram
como contos, poemas ou pequenas narrativas selecionadas do universo infantojuvenil, exemplares
variados entre o clássico e o contemporâneo. Outra forma participação que podemos destacar neste
relato, diz respeito à produção escrita dos alunos, pois além de nossas interferências no processo de
interpretação do texto, somos convidados constantemente a participar do processo de produção de
textos e ao final da atividade proposta, passamos à fase de correção desta produção, também
auxiliados pela supervisora. Não podemos nos esquecer de pensar a escola como espaço de
propagação de atividades culturais, e nesse contexto, destacar a oportunidade que tivemos de
realizar leitura dramática e organização de ensaios para apresentação teatral desenvolvida pelos
alunos que se fizeram atores mirins na ocasião. Em síntese, podemos afirmar que nossa participação
no PIBID Letras, na Escola Sebastião Santana de Oliveira, tem sido de muito proveito em nossa
formação, pois a imersão na escola pública, iniciada nos primeiros anos de nossa graduação tem nos
proporcionado oportunidade de integração entre teoria e prática, amparada pela orientação recebida
pela coordenação local do programa.

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Publicado

12/11/2019

Como Citar

Souza, L. K. de S. M., Silva, R. O. da, Mendes, L. da S., & Araújo, S. D. de. (2019). O PIBID LETRAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA ESTADUAL SEBASTIÃO SANTANA DE OLIVEIRA EM CAMPO GRANDE-MS. ANAIS DO EGRAD, 6(9). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/5999

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

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