MÚSICA, ARTE E CULTURA REGIONAL: CONTRIBUIÇÕES DA FAMÍLIA ESPÍNDOLA PARA A FORMAÇÃO ESTÉTICA DAS NOVAS GERAÇÕES DE LEITORES
Resumo
A cultura está presente no nosso do cotidiano, ela interfere em nossas ações, nas nossas visões de mundo de forma direta e indiretamente, no entanto, as instituições escolares têminserido de maneira tímida no currículo escolar atividades que valorizem esse aspecto que éintrínsecoà condiçãohumana. Diante desse contexto, a Escola Municipal Professor Hércules Maymone oportunizou aos seus estudantes conhecer dados da trajetória artística da família Espíndola, constituída por filhos do patriarca Francisco Espíndola Neto oriundo do Rio Grande do Sul, que herdaram a influência artística da mãe, Dona Alba Miranda Espíndola.Dessa perspectiva, este trabalho visaapresentar resultados de 04 (quatro) projetos de iniciação à docência desenvolvidos na referida escola, localizada no bairro Nova Lima, em Campo Grande. Essas propostas abordaram a cultura regional no processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes da 3º e 4º ano do Ensino Fundamental, de forma interdisciplinar, focando na leitura de diversos tipos de textos.A ideia de fazer essa abordagem em sala de aula reside sobretudo nas contribuições artísticas que a Família Espíndola,há mais de 40 anos oferece nas suas composições para a formação estética das novas gerações de crianças e jovens, não só do Estado de Mato Grosso do Sul, como também do país. Para tanto, foram realizadas junto aos estudantes atividades de leitura, releitura, produção e exposição de desenhos que culminaram na realização da III Semana Literária, sendo a qual possui o objetivo fomentar o gosto da leitura de todos os tipos de artes produzidas por pessoas do nosso estado, não apenas livro, fortalecendo os interesses dos educandos pela leitura de mundo e de obras artísticas. ´Por meio da pesquisa da trajetória artística da referida família, com a exposição de trabalhos realizados sobre a temática e com o envolvimento e apresentação dos irmãos Geraldo e Jerry Espíndola, na escola supracitada. Os resultados foram analisados por meio dos estudiosos da educação e da linguagem e evidenciaram o envolvimento das crianças nas atividades, oportunizou o conhecimento do repertório musical dos irmãos Espíndola, a compreensão e a aquisição do gosto pelo gênero musical regional, como as obras artísticas e musicais narram elementos geográficos e históricos dos Estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Sendo assim, a cultura regional presente na escola despertou o interesse das crianças pelos nossos artistas, formando um público para as artes em geral do nosso estado e também, estimulou os professores e pibidianos à sua vocação de mediadores de conhecimentos produzidos pelos artistas da nossa terra.