CONTRIBUIÇÕES DO PIBID/PEDAGOGIA PARA A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR HÉRCULES MAYMONE

Autores

  • Julia Cristina Alves Mendes Trajano
  • Mérilin Costa Tenório
  • Nathalya Lagos Vicente Ferreira
  • Rafaela Ortiz Moura

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) visa oportunizar aos
acadêmicos de cursos presenciais de Licenciatura conhecer e vivenciar o cotidiano escolar,
dedicando-lhe tempo e comprometendo-se ao magistério na rede pública de ensino, antecipando o
vínculo entre os futuros professores com a cultura das escolas do país, com vistas a melhorar o
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), uma vez que os bolsistas atuam em
escolas que apresentam esse índice abaixo da média nacional. O Programa proporciona a criação e a
participação de experiências metodológicas na prática docente de forma inovadora buscando
intervir sobre os problemas identificados no processo de ensino e de aprendizagem. O PIBID
constitui-se também em uma ação da Política Nacional de Formação do Ministério da Educação
(MEC), ligado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (CAPES), junto a
Instituição de Ensino Superior em parceira com as redes de ensino de Educação Básica. Este
trabalho visa apresentar os resultados de uma pesquisa desenvolvida junto aos Professores da
Escola Municipal Professor Hércules Maymone, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Os
participantes desta foram entrevistados pelos bolsistas do PIBID, do Curso de Pedagogia da
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Um dos objetivos da proposta foi levantar e analisar
as contribuições dos projetos de iniciação à docência desenvolvida em sala de aula pelos bolsistas,
por meio de um roteiro de entrevista, com questões fechadas e semiestruturadas. Diante da
aplicação de questionários e análise dos dados, obtivemos as seguintes análises e/ou interpretações:
a população foi constituída por 07 professores que responderam voluntariamente os questionários,
mediante aos resultados obtidos, pode-se observar que 100% dos professores considerou avanços
positivos com a inserção dos acadêmicos em sua sala de aula. 70% dos professores consideraram
muito boa a participação dos acadêmicos na instituição escolar, com o desenvolvimento de projetos
de leitura, escrita e interpretação de texto com contribuições a formação das crianças, apresentando
em sua maioria, atividades significativas para o desenvolvimento dos seus projetos/atividades,
fazendo a relação da teoria e a prática, em sua totalidade. As atividades mais relevantes foram o
desenvolvimento dos projetos e o auxílio aos estudantes com dificuldades de aprendizagem,
buscando a superação do educando. Assim, referendados pelos conteúdos abordados nesta pesquisa
é possível concluir que o PIBID exerce um papel relevante, pois contribui para formação de todos
os envolvidos, resultando em melhores condições no desenvolvimento da aprendizagem.

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Publicado

01/11/2019

Como Citar

Trajano, J. C. A. M., Tenório, M. C., Ferreira, N. L. V., & Moura, R. O. (2019). CONTRIBUIÇÕES DO PIBID/PEDAGOGIA PARA A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR HÉRCULES MAYMONE. ANAIS DO EGRAD, 6(9). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/5972

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

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