APRENDIZAGEM EFETIVA ATRAVÉS DE MÉTODOS DE ENSINO ALTERNATIVOS

Autores

  • EritonDouglas Duart da Silva
  • Karmel Prado Pelissari
  • Tereza Rita Sturnich
  • Larson Luz Paganotti
  • Érica Amorim da Silva

Resumo

A maior dificuldade dentro do âmbito educacional é despertar nos alunos uma
consciência em relação ao ambiente que ele vive e o espaço que ele ocupa no mundo.
Uma educação voltada somente para uma visão simplista e limitada do mundo que
vivemos não é considerada como um modelo de aprendizagem efetiva. A
aprendizagem efetiva seria então, uma aprendizagem ativa onde se dá sentido à
informação, aplicando, comparando, analisando, avaliando, descrevendo, debatendo,
classificando, criticando, contextualizando e transformando toda e qualquer
informação construída através das várias formas e maneiras de transmissão de
conteúdo e conhecimento cientifico. A mais importante e inovadora, mesmo que ainda
pouco utilizada, é a chamada inversão metodológica, onde a prática deve vir primeiro
do que a teoria. Sabe-se que a transmissão de conteúdo pode ser feita de diversas
formas e uma delas é através de divulgações cientificas e apresentações lúdicas, que
geram não somente o senso de curiosidade, mas também o de interesse cientifico em
todos e principalmente nos alunos. E foi justamente levando isso em consideração que
foram preparadas apresentações em forma de teatro para transmitir e despertar nos
discentes todos os seus sensos ativos para processar e entender todas as informações
adquiridas durante as mesmas. O método utilizado foi justamente o de inversão
metodológica, uma vez que, as apresentações foram feitas primeiramente expondo
uma história na qual se tratava de Alquimia versus Química, onde os alquimistas
Nicolas Flamel e Maria a Profetiza, e os científicos Marie Curie e Dmitri Mendeleev
discutiam sobre qual a importância da química e a participação da alquimia e onde
elas se encontram. Durante a apresentação foi exposto aos alunos diversos
conhecimentos sobre a história da química despertando assim a atenção dos alunos,
em seguida ainda dentro dessa inversão metodológica são feitos experimentos
científicos inesperados onde depois são explicados fazendo justamente o que esse
método de aprendizagem propõe, onde a prática deve vir antes da teoria. Os resultados
acerca dessas apresentações lúdicas de teatro foram obtidos através de questionários, o
conhecimento cientifico construídos pelos alunos durante as apresentações foram
comprovados pelos acadêmicos dentro de sala de aula, uma vez que, os alunos
sentiram-se bem mais perto da ciência vivenciando a prática científica e depois
ouvindo e refletindo todas as teorias em que esses experimentos se baseia.

Downloads

Publicado

31/10/2019

Como Citar

Silva, E. D. da, Pelissari, K. P., Sturnich, T. R., Paganotti, L. L., & Silva, Érica A. da. (2019). APRENDIZAGEM EFETIVA ATRAVÉS DE MÉTODOS DE ENSINO ALTERNATIVOS. ANAIS DO EGRAD, 6(9). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/5962

Edição

Seção

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA