A PRODUÇÃO AUTORAL DAS CRIANÇAS NA CONSTITUIÇÃO DA REVISTA INTERATIVA, NA E. E. MARIA ELIZA BOCAYUVA CORREA DA COSTA

Autores

  • Rafael de Souza Estigarrivio
  • Mary Anne da Paixão Amaral

Resumo

O presente trabalho visa apresentar os resultados do projeto de iniciação à docência desenvolvido
no 5º ano do Ensino Fundamental, em uma instituição escolar da Rede Estadual de Mato Grosso do
Sul, localizada em Campo Grande. O projeto aborda o processo de produção autoral dos estudantes
na organização de uma Revista Interativa, elaborada pelos discentes. Essa é uma das atividades de
ensino que promove as habilidades do desenvolvimento intelectual do estudante, considerando os
conteúdos e informações que os jovens escritores acumularam durante o seu processo educativo. A
produção autoral desenvolve não somente uma melhora significativa na leitura e na interpretação de
textos como também promove a comunicação sociocultural do sujeito, aumentando sua confiança e
pré-disposição a partir dessa habilidade, tendo em vista que escrever capacita, liberta e constrói o
individuo como ser social. Assim, esta proposta teve como objetivo organizar e diagramar uma
Revista Interativa que apresenta as produções autorais dos estudantes, elegendo como conteúdos
abordados, entrevistas, receitas culinárias recolhidas no âmbito familiar, desenhos do ambiente
escolar, apresentação de temas para a escrita de poesias e também a leitura de textos literários que
tratam da cultura regional do Centro-Oeste, bem como o levantamento de brincadeiras da infância
de seus pais e como podem ser aplicadas na Escola. Assim, o processo de produção autoral das
crianças foi planejado de maneira, que as mesmas tivessem amplo envolvimento com as questões
culturais com as sessões da Revista Interativa. Também abordamos conceitos básicos do gênero
textual poesia, como estrutura e feedback, sobre a escrita ortográfica, produção de desenhos e
realização de brincadeiras com a intenção de desenvolver o lúdico e do processo autoral dos
estudantes, com atividades livre e direcionadas. Os resultados evidenciaram estreitamento de
vínculo e a harmonia entre as crianças em sala de aula, com um ambiente criativo, desenvolveram
novas habilidades no campo da leitura e da escrita, estabeleceram as interações sociais entre a
comunidade escolar e a família. Dessa maneira é possível afirmar que os enfoques das atividades
ampliaram e desenvolveram os aspectos intelectuais dos estudantes, valorizando suas visões de
mundo, no que se refere à cultura desses sujeitos e a cultura escolar evidenciadas na produção
textual, por meio do gênero literário e, sobretudo na produção da Revista Interativa para ser
divulgada não só a essa comunidade escolar como também no site da Escola para acesso e pesquisa.

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Publicado

30/10/2019

Como Citar

Estigarrivio, R. de S., & Amaral, M. A. da P. (2019). A PRODUÇÃO AUTORAL DAS CRIANÇAS NA CONSTITUIÇÃO DA REVISTA INTERATIVA, NA E. E. MARIA ELIZA BOCAYUVA CORREA DA COSTA. ANAIS DO EGRAD, 6(9). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/5955

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS