A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA O USO DE ATIVIDADES LÚDICAS EM MATEMÁTICA

Autores

  • Tuane Pacheco
  • Sonner Arfux de Figueiredo

Resumo

O presente trabalho se insere num Projeto de Apoio Pedagógico e configura-se como relato de experiência, descritivo e exploratório, que aponta métodos utilizados para ensinar e aprimorar conceitos relativos a Matemática Básica vista no primeiro segmento do Ensino Fundamental de forma a se
trabalhar com os conceitos matemáticos prazerosamente, levando o aluno a interagir com o objeto
de estudo, entender seu significado e considerar relevante para seu dia a dia, de modo que haja uma
aprendizagem significativa. A metodologia foi o da pesquisa ação, e o desenvolvimento do estudo
ocorreu em uma Escola Pública da Rede Estadual de Ensino, localizada na região central do Município de Nova Andradina, no contra turno das aulas, com duração de 10 semanas no segundo semestre do ano de 2018 durante as atividades do Programa Residência Pedagógica, os sujeitos foram 12
alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. As aulas foram elaboradas a partir de um levantamento
acerca dos conteúdos que foram estudados pelos alunos e os conteúdos programáticos presentes no
Referencial Teórico do Estado do Mato Grosso do Sul com o objetivo de recuperar a defasagem dos
conceitos matemáticos vistos na Educação Básica (até o 4º ano). Neste estudo, elaboramos situações
ao qual favorecesse a aprendizagem significativa dos conceitos da Matemática referente ao conteú-
do de adição, subtração, multiplicação e divisão. A fundamentação teórica tem base na Aprendizagem Significativa que indica fatores motivantes para a melhoria de ensino aprendizagem em aulas
matemáticas, pois entendemos que o conhecimento prévio do aluno é de extrema importância para a
construção de novas estruturas mentais, o que corrobora com a teoria de Ausubel. Os resultados indicam que a metodologia adotada a partir dos conhecimentos prévios dos alunos, aliado a recursos
alternativos (material pedagógico) utilizados facilitaram a abstração do conceito estudado e indica
condições para a melhoria do ensino e aprendizagem de Matemática em sala de aula em todo o seu
processo, assim o material foi potencialmente significativo ao longo do processo de assimilação do
conteúdo de forma a torná-lo mais próximo da vida cotidiana dos alunos possibilitando uma aprendizagem significativa dos conteúdos estudados na Matemática.

Downloads

Publicado

30/10/2019

Como Citar

Pacheco, T., & Figueiredo, S. A. de. (2019). A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA O USO DE ATIVIDADES LÚDICAS EM MATEMÁTICA. ANAIS DO EGRAD, 6(9). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/5946

Edição

Seção

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)