A ABORDAGEM DOS DESCRITORES DA PROVINHA BRASIL NO 5º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA, CAMPO GRANDE, MS

Autores

  • Juliani Zanin
  • Rosemare Corrêa
  • Fiama Barbosa Cáceres Sandim

Resumo

O Sistema de Avaliação da Educação Básica/SAEB visa avaliar a qualidade do ensino nas escolas
públicas do Brasil, tendo em vista que o resultado desta avaliação é um dos componentes utilizados
no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica/IDEB, essa avaliação se constitui em
um conjunto de descritores que apresentam as habilidades esperadas dos estudantes em diferentes
etapas de escolarização, medidos em testes de desempenho, conhecida até o ano de 2018 como
Provinha Brasil. Assim, o presente trabalho visa apresentar os resultados do projeto de iniciação à
docência desenvolvidos, junto aos estudantes do 5º ano da E.E Maria Eliza Bocayuva Corrêa da
Costa que aborda a leitura, a produção de texto e a compreensão dos descritores da Provinha Brasil,
tanto na Língua Portuguesa como na Matemática. Dessa perspectiva, foi possível constatar por meio
de um diagnóstico prévio que uma das dificuldades desses estudantes é a compreensão da leitura e a
interpretação dos textos, bem como a resolução de situações problemas na disciplina de matemática
que envolve raciocínio lógico. Os textos abordados em sala de aula com os estudantes foram: A
formiga má de Monteiro Lobato; A Pipa Pepita de Lúcia Pimentel Góes; texto informativo sobre
uso do celular na escola; a Biografia de Ziraldo Alves Pinto; entre outros. Os recursos pedagógicos
utilizados foram vídeos educativos e rodas de leitura com o acervo da biblioteca. Essas atividades
foram organizadas em grupos de 4 estudantes, ao final todos leram os livros e discorreram em voz
alta sobre a compreensão obtidas, por meio desses textos. Nesta proposta também foram
desenvolvidas atividades em sala de aula, como por exemplo, leitura interpretativa dos textos
adotados nas edições anteriores da Provinha Brasil, oportunizando aos estudantes uma ampliação
da compreensão e interpretação desses textos, tendo em vista que a maioria tem dificuldades de
interpretação de texto e leitura. Além disso, foram desenvolvidas na disciplina de Matemática
situações problemas, envolvendo raciocínio lógico dos estudantes, momento em que foi realizada a
leitura e a compreensão dos enunciados. Os resultados dessas atividades permitiram aos estudantes
aprender e interpretar textos, bem como desenvolver a elaboração de cálculo matemático com maior
precisão. Durante a explicação, eles são motivados pela professora, mas no dia da avaliação, se
veem sozinhos e em silêncio e nesse momento a professora não pode interferir, pois está em questão
os conhecimentos apreendidos em sala de aula. O desempenho é abaixo do que realmente
aprenderam em sala. Uma das estratégias para estimular esses estudantes a resolverem as questões
matemáticas é interagir com eles por meio da correção, momento em que são escolhidos para
resolver a questão no quadro e se prepararem.

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Publicado

22/10/2019

Como Citar

Zanin, J., Corrêa, R., & Sandim, F. B. C. (2019). A ABORDAGEM DOS DESCRITORES DA PROVINHA BRASIL NO 5º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA, CAMPO GRANDE, MS. ANAIS DO EGRAD, 6(9). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/5943

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

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