TRILHA MONERA/PROTISTA COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE ENSINO

Autores

  • Olivio Alves de Melo Júnior
  • Vinícius de Souza Machado
  • Ana Cristina Ferreira de Melo

Resumo

No estudo dos reinos Monera e Protista, é possível identificar que eles estão presentes no cotidiano, e em
todos os lugares, nas matas, florestas e plantas (fungos e liquens), na alimentação (bacilos e cogumelos), na
área da saúde (antídotos, vacinas e remédios), podendo serem utilizados como bioindicadores da qualidade
de determinado lugar. O estudo desses seres vivos nos possibilita compreender a sua importância para o
meio ambiente e os diversos seres que o compõe. Este trabalho objetivou confeccionar e analisar a
aplicação de um jogo educativo denominado “Trilha Monera/Protista” baseado no estudo desses
reinos, de modo a apresentar uma estratégia metodológica para o ensino do conteúdo. O trabalho foi
realizado em uma escola da rede estadual de ensino na cidade de Dourados, em Mato Grosso do
Sul, com as turmas do 3° ano “A” “B” e “C” do ensino médio noturno. Inicialmente os alunos
foram divididos em grupos de 05 pessoas para realizar um estudo dirigido sobre o Reino
Monera/Protista, sendo utilizados diferentes materiais como livros didáticos, artigos, revistas e
jornais. A pesquisa feita por cada grupo foi entregue sob forma de relatório. Após esta aula, e
seguindo orientações dos docentes, os preteríveis grupos confeccionaram a “Trilha
Monera/Protista” com base em seu estudo dirigido do conteúdo, de diferentes matérias como: papel
cartão, papelão e cartolina. Também confeccionaram as fichas coloridas com as perguntas e
respostas referentes a cada número correspondente a trilha. Após confeccionados os jogos, os
grupos trocaram seus tabuleiros, e jogaram. A avaliação foi contínua contando com a participação,
pesquisa/entrega do relatório e quanto a confecção do jogo. Durante a realização das atividades
propostas os alunos identificaram as características dos indivíduos que compões os reinos em
estudo, analisaram e descreverem o ciclo de vida típico de indivíduos de cada reino. Os alunos
também puderam compreender a diversidade existente em ambos os reinos, as características
semelhantes aos animais desde suas formas celulares eucariontes às coloniais e as formas simples
multicelulares, bem como sua participação no nosso cotidiano e sua importância. O interesse e
participação dos alunos foi satisfatória, visto que em diversos momentos foram esclarecidas duvidas
e pela empolgação das turmas diante o jogo didático. Conclui-se que este jogo pode ser utilizado
como um recurso didático para que haja a verificação e fixação dos conteúdos aprendidos nas aulas
de Biologia do ensino médio de uma maneira divertida.

Publicado

2019-11-01

Como Citar

Melo Júnior, O. A. de, Machado, V. de S., & Melo, A. C. F. de. (2019). TRILHA MONERA/PROTISTA COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE ENSINO. ANAIS DO EGRAD, 5(8). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/5941

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

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