MONITORIA ACADEMICA: UMA TENTATIVA DE AUXILIAR AS DIFICULDADES DE ENSINO DOS EGRESSOS DO CURSOS DE CIENCIAS BIOLOGICAS

Autores

  • Gustavo Henrique Lazari Silva

Resumo

Ao ingressar em uma Instituição de Ensino Superior, os ex-estudantes medianos se comportam na
maior parte das vezes com pouca participação nas aulas. Talvez porque tenham ingressado nessa
modalidade de ensino apresentando algumas dificuldades relacionadas aos conteúdos programáticos
que deveriam ser assimilados e aprendidos com materiais alternados e práticas educativas, que nem
sempre são utilizadas, seja por falta de infraestrutura da escola ou por falta de prática e incentivo
dos educadores no Ensino Médio e/ou por desmotivação dos alunos. Na universidade os métodos de
ensino incentivam os acadêmicos a não serem apenas profissionais que esperam os resultados
prontos, e sim profissionais que independentemente da área escolhida esteja disposto a se capacitar
e aumentar o seu conhecimento de maneira autodidata através da união da prática, da pesquisa e do
embasamento dado pelo professor em sala de aula. Porém, esses alunos chegam a universidade com
uma deficiência de aprendizagem e acostumados a uma educação de gaveta, onde, na maioria das
vezes não conseguem acompanhar a rotina acadêmica, necessitando, assim, de monitores, que
grande parte das vezes são acadêmicos do 3° e 4°ano. Os monitores, têm função de auxiliar o
acadêmico egresso e mostrar-lhe o caminho da aprendizagem. A monitoria tem por objetivo
compreender e elencar as dificuldades dos acadêmicos egressos, que geralmente estão relacionadas
a aprendizagem. As monitorias foram realizadas no período de abril a novembro de 2017 na UEMS
- Ivinhema, com alunos do Curso de Ciências Biológicas matriculados na matéria de Invertebrados.
Os encontros foram realizados semanalmente no período vespertino, com carga horária total de 8
(oito) horas semanais, na biblioteca do campus. Cerca de 35 acadêmicos estavam matriculados na
disciplina, destes, a maioria apresentou dificuldades de ensino-aprendizagem relacionadas a
disciplina. Nos encontros foi possível proporcionar novas experiências, construir uma aprendizagem
significativa através de práticas relacionadas a coleta e análise estruturais dos invertebrados. Para
isso, foram utilizados recursos didáticos impressos, microscópio e estereoscópio disponibilizados
pela universidade, sempre seguindo o conteúdo programático do professor da disciplina. Também
foi possível fazer um link entre o conteúdo ensinado na universidade e o conhecimento adquirido no
ensino médio. No término do período da monitoria, foi possível observar o êxito de tal prática, uma
vez que os egressos apresentaram uma melhora significativa na assimilação do conteúdo, de modo
que somente 5 alunos não foram aprovados na disciplina. Além disso, a monitoria pôde
proporcionar a vivência da docência, a construção e assimilação da relação do homem com a
natureza, contribuindo para a formação dos futuros biólogos, permitindo ao aluno analisar e
construir o conhecimento com bases fortes, desenvolvendo assim, um pensamento crítico e
construtor/modelador.

Publicado

2019-11-01

Como Citar

Silva, G. H. L. (2019). MONITORIA ACADEMICA: UMA TENTATIVA DE AUXILIAR AS DIFICULDADES DE ENSINO DOS EGRESSOS DO CURSOS DE CIENCIAS BIOLOGICAS. ANAIS DO EGRAD, 5(8). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/5933

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE