CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE FÍSICA: O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DE ENERGIA PELA CANA-DE-AÇÚCAR

Autores

  • Carla Daniela Alves dos Santos
  • Cleison Lima da Fonseca
  • Cecília Maria Pinto do Nascimento

Resumo

Uma das dificuldades presentes no ensino de física é conseguir relacionar teoria e fenômeno nos processos de ensino e aprendizagem, visto que, os conteúdos são apresentados de maneira descontextualizada. É seguida uma rotina de resolução de amontoado de exercícios que em nada contribuem para que os estudantes compreendam as teorias científicas e seu papel na estrutura social e histórica, uma vez que empregam situações inusitadas e distantes dos reais contextos e seus problemas conhecidos e/ou vivenciados. A primeira ação desse estudo teve como objetivo a investigação dos conhecimentos prévios dos estudantes sobre os processos de transformação de energia, principalmente sobre o processo a partir do bagaço da cana-de-açúcar. Para o desenvolvimento e realização da atividade estabelecemos parceria com a professora da disciplina de Física da E. E. Antônio Vicente Azambuja, do município de Itahum, distante aproximadamente 73 km de Dourados e que está no circuito do agronegócio, inclusive das plantações de cana-de-açúcar. Para tanto, aplicamos um questionário composto por 4 questões abertas a uma turma do terceiro ano do ensino médio, resultando num total de 17 questionários respondidos. Dentre as respostas obtidas, depois de analisadas criteriosamente, pudemos observar que há um grande desconhecimento do processo de transformação da energia por meio do bagaço da cana-de-açúcar, de fatos os estudantes têm conhecimento de que diferentes processos são utilizados para produzir energia elétrica, no entanto citam o processo hidroelétrico como existente em sua cidade ou estado, talvez por ser esse processo mais evidente no Brasil e também o mais exemplificado. Contudo, temos que nos conteúdos programáticos da disciplina Física para as escolas estaduais de Mato Grosso do Sul há inserção nos três anos do Ensino Médio para a proposição de atividades contextualizadas por meio da temática de produção de energia elétrica pelo bagaço da cana-de-açúcar, o que nos possibilita propor uma atividade contextualizada segundo a nossa base teórica. O que compreenderá as próximas ações desse projeto.

Downloads

Publicado

2018-05-11

Como Citar

Santos, C. D. A. dos, Fonseca, C. L. da, & Nascimento, C. M. P. do. (2018). CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE FÍSICA: O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DE ENERGIA PELA CANA-DE-AÇÚCAR. ANAIS DO EGRAD, 4(7). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/4837

Edição

Seção

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)