MAPEAMENTO DO RASTRO ECOLÓGICO DEIXADO PELO LIXO ELETRÔNICO DE ALUNOS DA ESCOLA VILMAR VIEIRA MATOS EM DOURADOS-MS
Resumo
Um dos problemas da sociedade atual é a grande demanda de produtos e serviços para suprir as necessidades do mercado capitalista, sendo um dos maiores agravantes dessa corrida industrial a degradação sucessiva e incansável do meio ambiente. Sabe-se que para a produção de produtos do nosso dia a dia são necessários milhares de litros de água, e este é um recurso que estamos perdendo e que não irá se renovar. Todavia, na busca da mudança de hábitos e de uma sociedade mais sustentável e ecológica, a escola tem um papel intransferível. A partir desses pressupostos, foi desenvolvidas aulas abordando a tema sobre o lixo eletrônico com alunos do 9º ano da escola Vilmar Vieira Matos, localizada em Dourados, MS. O tema foi trabalhado nesta série, pois cabe ao professor de ciências trabalhar com a introdução de química e física, conteúdo da grade curricular básica de ensino. Portanto, com um olhar ecológico foi apresentado o filme Okja, para que os alunos despertassem um cuidado maior em suas ações para com a natureza. Após o filme, foi aplicado um questionário aos alunos que trazia à tona os problemas ambientais gerados por eles mesmos, ou seja, problemas relacionados o lixo eletrônico descartado de maneira incorreta e as consequências dessas ações em suas vidas. Deste modo, foi utilizado o questionário “Saiba sua pegada Ecológica” do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Este instrumento se fez necessário para obtermos as informações referente a ações que diariamente degradam pouco a pouco o meio ambiente. O questionário serviu para mapear o tamanho do rastro ecológico deixado por alunos que ainda estão na fase da adolescência, fase esta que é facilmente revertido os maus hábitos. Com os resultados foi possível identificar o rastro ecológico dos alunos do 9º ano de modo que apenas 31,8% apresentaram uma pegada ecológica correta e dentro dos padrões, cerca de 59,1% está com uma pegada ecológica em nível de atenção, 9,1% já está com uma grande pegada ecológica. Portanto o estudo foi capaz de verificar a marca permanente deixada por uma pequena faixa da comunidade escolar do Vilmar Vieira Matos, além de introduzir novos conhecimentos e conceitos sobre sustentabilidade e ecologia.