OFICINA DIDÁTICA SOBRE PLANTAS MEDICINAIS: RELATO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM UMA ESCOLA DE MUNDO NOVO-MS

Autores

  • Caroline Pereira Lopes
  • Valquiria do Nascimento Silva
  • Jheniffer Batista dos Santos
  • Samara Fernanda de Oliveira
  • Edenice Matheus
  • Vanessa Daiana Pedrancini

Resumo

A oficina didática é uma estratégia que favorece a construção de várias habilidades nos alunos, como a observação, a participação e a criatividade, além de possibilitar um ensino diversificado e uma aprendizagem significativa dos conteúdos propostos pelo currículo escolar. Além disso, o tema “plantas medicinais”, apesar de não aparecer com frequência nos livros didáticos, é um assunto presente em nosso cotidiano, sendo utilizadas desde as civilizações antigas até atualmente. No entanto, para a maioria dos jovens, as plantas medicinais são remédios dos antepassados que foram substituídos por medicamentos industrializados. Diante desse contexto, os bolsistas do PIBID/Mundo Novo planejaram e executaram uma oficina didática acerca das plantas medicinais com o objetivo de proporcionar que os alunos tivessem conhecimento da diversidade das plantas medicinais, da sua importância para o tratamento de enfermidades, formas de uso e cuidados que devemos adotar para sua utilização. A oficina foi realizada em duas etapas, nos dias 11 e 16 de maio de 2017, por meio de 3 h/a, com os alunos dos anos de 7º, 8º e 9º, atendendo aproximadamente 70 alunos da Escola Municipal Carlos Chagas, Mundo Novo-MS. A primeira etapa foi desenvolvida na escola de forma expositiva dialogada, com o auxílio do Datashow, slides, vídeos e exemplares de algumas plantas medicinais; nesse momento, foram trabalhadas definições, importância, diversidade e benefícios das plantas medicinais, assim como os seus riscos e cuidados que devem ser adotados em sua utilização. Na segunda etapa, realizamos uma aula de campo, na qual levamos os alunos até a horta de plantas medicinais da UEMS/Mundo Novo, onde eles puderam observar e identificar algumas das espécies estudadas em sala e outras que são divulgadas pelos familiares e pela mídia. No decorrer da oficina pudemos verificar que a maioria dos alunos, apesar de já terem ouvido falar nas plantas medicinais e alguns relatarem já utilizar chás e xaropes caseiros, não tinham um conhecimento adequado da forma de utilização e cuidados que devemos ter ao utilizarmos as plantas medicinais. Por outro lado, foi possível notar que as atividades desenvolvidas na oficina permitiram que os alunos conhecessem, descrevessem e diferenciassem as plantas medicinais, reconhecendo a sua diversidade e modo de utilização, assim como refletissem acerca dos riscos e cuidados. Esses resultados vêm fortalecer a importância de se trabalhar temas multidisciplinares, como as plantas medicinais, com alunos da educação básica, por meio de metodologias que permitem aos alunos participarem, ativamente, da construção do conhecimento.

Downloads

Publicado

2018-04-23

Como Citar

Lopes, C. P., Silva, V. do N., Santos, J. B. dos, Oliveira, S. F. de, Matheus, E., & Pedrancini, V. D. (2018). OFICINA DIDÁTICA SOBRE PLANTAS MEDICINAIS: RELATO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM UMA ESCOLA DE MUNDO NOVO-MS. ANAIS DO EGRAD, 4(7). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/4687

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)