ATIVIDADES PRÁTICAS E LÚDICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Angela Novais Rodrigues
  • Marcia Conceição de Souza Silva
  • Mauricio Ricardo Moriya
  • Vandressa Poloni Meira
  • Keila da Silva Mesquita
  • Alisson Levino

Resumo

A busca por melhorias na qualidade do ensino tem proporcionado ações de parcerias entre os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Biologia da UEMS/Ivinhema e as escolas públicas. Essas parcerias têm sido de grande valia na busca de novas metodologias e formas inovadoras de mediar o conhecimento, com o intuito de realizar aulas diferenciadas, que despertem a atenção e o interesse dos alunos. As atividades práticas e lúdicas são utilizadas entre outras estratégias como práticas inovadoras capazes de potencializar a aprendizagem de forma significativa, divertida e capaz de proporcionar ações em que os alunos possam construir o seu próprio conhecimento sendo o professor apenas o mediador nesta construção, pois devemos reconhecer que nem todos aprendem ao mesmo tempo, por isso devemos criar oportunidades para que este conhecimento possa ocorrer.Neste contexto os bolsistas prepararam uma atividade envolvendo os alunos do oitavo ano da Escola Estadual Reynaldo Massi em Ivinhema - MS, para discutir o tema “sistema respiratório” de uma forma prática, lúdica e divertida. Foi confeccionado um modelo didático com todas as partes do sistema respiratório, para melhor compreensão da anatomia, localização e função de seus órgãos. Foi montado um modelo didático que evidenciava o funcionamento do pulmão e do diafragma para a entrada e saída de gases e uma atividade prática para medir a capacidade pulmonar. Um modelo padrão de referências foi utilizado para verificar a capacidade pulmonar de cada aluno, comparando-se os alunos atletas, os não atletas, os fumantes e os não fumantes, os alunos com doenças respiratórias e os alunos sem nenhum problema respiratório. Os modelos didáticos foram explicados e entregues aos alunos para manuseio e melhor compreensão. Durante a atividade os bolsistas circularam pela sala e sanaram as curiosidades e as dúvidas dos alunos em relação ao conteúdo proposto. O objetivo desta atividade foi proporcionar maior interação, melhorar a concentração e a aprendizagem sobre o funcionamento do sistema respiratório, melhorando assim a compreensão e a qualidade do ensino - aprendizagem. Houve participação assídua e a ampliação do conhecimento foi significativa, superando os objetivos propostos.

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Publicado

2018-04-20

Como Citar

Rodrigues, A. N., Silva, M. C. de S., Moriya, M. R., Meira, V. P., Mesquita, K. da S., & Levino, A. (2018). ATIVIDADES PRÁTICAS E LÚDICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. ANAIS DO EGRAD, 4(7). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/4682

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

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