A IMPORTÂNCIA DE LEITURAS EM SALA DE AULA NO ENSINO MÉDIO COMO PRÁTICA SOCIAL

Autores

  • Valeria da Silva Rego de Castro
  • Rejane Alves Felix

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo divulgar os resultados das atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/Interdisciplinar) desenvolvidas na E.E Professor Carlos Henrique Schrader, por meio do Laboratório de Apoio à Ação Docente para a Educação das Relações Étnico-raciais e a Diversidade Sexual e de Gênero, Mato Grosso do Sul, Brasil. Através da participação das discentes do curso de Licenciatura em Geografia, vinculadas a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, sob as orientações da professora regente e coordenadores do Subprojeto. Com a turma do 1º ano do Ensino Médio do turno matutino. Tendo como objetivo a importância das leituras sobre os aspectos sociais de forma objetiva e subjetiva através dos gêneros literários e Narrativos, das diversas obras, tais como: O cortiço de Aluísio Azevedo, Iracema de José Alencar, Quincas Borba de Machado de Assis, A Escrava Isaura de Bernardo Guimarães, Os Sertões de Euclides da Cunha, Triste Fim de Policarpo Quaresma de Lima Barreto. Memórias de um Sargento de Milícias de Manuel Antônio de Almeida e outros, afim de proporcionar, diálogo e reflexão para ambos alunos e discente inseridos no projeto, através da descrição da natureza, dos grupos Étnicos, da formação da sociedade, do multiculturalismo. Para que os educandos pudessem melhorar seus conhecimentos, foram realizadas atividades de leituras, elaboração de textos, rodas de conversas, seminários, conforme as obras literárias direcionadas. Os resultados refletem uma dinâmica em grupo bastante proveitosa, com diversas reflexões, diálogos, questionamentos e imaginação, fato este que colabora para o incentivo dessas leituras de forma cotidiana, visando melhorar a escrita, o vocabulário e o conhecimento na formação desses educandos, e na integração das alunas vinculadas ao projeto através de um ambiente que possibilita trocar experiências entre professora titular de sala, a turma e as Pibidianas, além de desmistificar preconceitos, construindo senso crítico na busca da valorização do ser humano com a preservação do meio ambiente e interação social.

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Publicado

2018-03-16

Como Citar

Castro, V. da S. R. de, & Felix, R. A. (2018). A IMPORTÂNCIA DE LEITURAS EM SALA DE AULA NO ENSINO MÉDIO COMO PRÁTICA SOCIAL. ANAIS DO EGRAD, 4(7). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/4612

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS