AULAS PRÁTICAS DE BIOLOGIA CELULAR: UM ESTUDO DE CÉLULAS ANIMAIS E VEGETAIS

Autores

  • Karoline Aparecida de Sena
  • Isadora de Paula Silva
  • Elizangela Leite Vargas
  • Wállas Matos Cerqueira

Resumo

As aulas práticas são vistas como um complemento da matéria teórica, visto que instigam os alunos e ainda ajudam na melhor compreensão e fixação do estudo, despertando assim interesses e mais participações, podendo então descobrir habilidades que no decorrer do tempo poderão guiá-los a determinadas áreas. O presente estudo teve como objetivo observar e diferenciar as estruturas das células eucarióticas vegetal e animal. A aula prática foi desenvolvida durante a disciplina de Biologia Celular no laboratório de Zoobotânica da UEMS, Unidade de Dourados. Para estudo da célula vegetal, uma folha de Elodea sp. foi retirada e colocada sobre a lâmina, na qual acrescentamos uma gota de água e cobrimos com a lamínula. Já para observação de célula animal realizamos uma raspagem da parte interna da bochecha com um cotonete®, para obter células do epitélio da mucosa oral. A amostra foi colocada na lâmina por meio de esfregaço, no qual foi acrescentado uma gota de azul de metileno, em seguida cobriu-se com a lamínula. As lâminas foram observadas em microscópio óptico, utilizando aumentos crescentes das objetivas. Nas células de Elodea sp. observou um grande número de células justapostas, e no aumento de 400x o grande número de cloroplastos, visíveis devido ao pigmento clorofila contido nesta organela. Foi possível notar no interior das células o fenômeno da ciclose, que consiste em uma corrente citoplasmática que possibilita ao conteúdo celular a realização de um movimento favorável ao melhor aproveitamento da luz pelos cloroplastos. Tendo em vista que os cloroplastos são as organelas vegetais onde acontece a conversão da energia do sol, juntamente com elementos inorgânicos (água e gás carbônico), resultando em moléculas orgânicas ricas em energia (carboidratos), é por meio deste procedimento que as plantas fabricam seu próprio alimento pela fotossíntese. A observação das células da mucosa oral só foi possível devido ao uso do corante, pois ao contrário das células vegetais não possuem pigmentos. Notamos a presença de células aglomeradas e individualizadas. Em todas as células foi possível identificar o núcleo, como uma estrutura esférica ou oval intensamente corado de azul e com posição aproximadamente central. O citoplasma apresentou uma coloração azul claro com presença de granulações minúsculas, e no seu limite a membrana plasmática. A aula prática foi essencial para diferenciar as estruturas das células eucarióticas animais e vegetais, além de compreender os conceitos apresentados na aula teórica.

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Publicado

2018-03-15

Como Citar

Sena, K. A. de, Silva, I. de P., Vargas, E. L., & Cerqueira, W. M. (2018). AULAS PRÁTICAS DE BIOLOGIA CELULAR: UM ESTUDO DE CÉLULAS ANIMAIS E VEGETAIS. ANAIS DO EGRAD, 4(7). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/4598

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

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