O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA INTEGRANDO ACADÊMICOS E ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO AO MEIO AMBIENTE E A PRESERVAÇÃO DOS RIOS

Autores

  • Rejane Alves Felix
  • Valeria da Silva Rego de Castro

Resumo

O presente pôster visa apresentar os resultados parciais das atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docências (PIBID/Interdisciplinar) desenvolvidas pelos discentes do Curso de Geografia, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul na Escola Estadual Professora Fausta Garcia Bueno. A referida proposta aborda sobre o meio ambiente e o cuidado com os rios e a água com ênfase na cidade de Campo Grande, a capital do Estado. Os conteúdos de hidrografia foram associados à educação ambiental e desenvolvidos no 1º ano do Ensino Médio. Essa abordagem foi realizada, por meio de uma metodologia simples, objetivando facilitar o entendimento e a compreensão dos estudantes. As atividades desenvolvidas aos discentes versaram sobre a composição de um rio, os elementos que o originam e a apresentação dos córregos de Campo Grande. Também foram apresentadas aos educandos as definições de conservação e preservação dos rios, enfatizando o cuidado com as nascentes e seu curso, com a finalidade de oportunizar ao educando compreender os processos naturais de maneira articulada à educação ambiental. Os resultados evidenciaram uma maior compreensão dos estudantes no que se refere à importância de respeitar e preservar natureza e quais as ações que podem ser adotadas para contribuir com a conservação do meio em que vive e faz parte. Dessa perspectiva, para que os educandos pudessem melhorar seus conhecimentos e passassem a se ver fazendo parte do meio ambiente, foram realizadas atividades de leitura, debate e elaboração de maquetes, momento em que explicaram como ocorre o processo de formação de um rio e os seus componentes. Nessas atividades os estudantes também puderam refletir sobre os problemas da falta de água no planeta, a poluição e o desperdício de água pela população. Até o findar do mês de novembro os alunos do 1º ano serão encaminhados para aula de campo, onde estarão em contato com a natureza no Córrego Ceroula localizado à aproximadamente 10 quilômetros da escola. Nesta aula de campo serão observados os componentes do rio que fora estudado em sala e observar a interferência do homem junto àquele local. O lixo encontrado será coletado respeitando os critérios pré-estabelecidos para a reciclagem. Ao findar da aula de campo, será elaborado um relatório onde os alunos descreverão o que foi observado e quais as sugestões que oferecem para manter aquele local limpo e fluindo de forma natural sem impactos causados pelo homem. O lixo reciclável coletado será entregue a uma Cooperativa de Reciclagem e os demais descartados em local apropriado. A última etapa contará com uma conversa em sala de aula onde todos explicarão quais foram suas percepções perante o que viram. Nesta última fase, todas as dúvidas serão sanadas e os alunos receberão um certificado de “Agente da Natureza”, onde terão como missão multiplicar ideias de como conservar e preservar os nossos mananciais.

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Publicado

2018-03-15

Como Citar

Felix, R. A., & Castro, V. da S. R. de. (2018). O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA INTEGRANDO ACADÊMICOS E ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO AO MEIO AMBIENTE E A PRESERVAÇÃO DOS RIOS. ANAIS DO EGRAD, 4(7). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/4597

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

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