CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

  • Caio Vinícius de Oliveira Prates
  • Elizangela Leite Vargas

Resumo

A monitoria é um serviço de apoio pedagógico que visa oportunizar o desenvolvimento de habilidades técnicas e aprofundamento teórico, proporcionando o aperfeiçoamento acadêmico. Este trabalho relata a experiência de Monitoria na disciplina de Controle de Vetores e Pragas Urbanas, do Curso de Ciências Biológicas Bacharelado da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Unidade de Ivinhema. O objetivo da monitoria é criar um espaço de atuação, no âmbito universitário, no qual os alunos que possuem mérito e/ou rendimento escolar satisfatório atuem como monitores contribuindo para o aperfeiçoamento do processo de ensino/aprendizagem. E também atender os acadêmicos com dificuldades de adaptação ou de acompanhamento dos conteúdos das disciplinas constantes de sua matriz curricular. O trabalho de monitoria foi desenvolvido no período de julho a dezembro de 2016, com carga horária de quatro horas semanais. As atividades seguiram um plano de trabalho elaborado em conjunto com a professora orientadora, que foi desenvolvido com alunos da 2° série da disciplina de Controle de Vetores e Pragas Urbanas. O trabalho desenvolvido consistiu em auxílio na organização e acompanhamento das aulas práticas referentes à: identificação das ordens de insetos fitófagos; diferenciação de percevejos fitófagos e predadores; reconhecimento das fases dos insetos holometábolos e hemimetábolos; morfologia de baratas, pulgas, carrapatos, aranhas e escorpiões; identificação dos gêneros de aranhas sinantrópicas. Além disso, quando necessário foi efetuado apoio aos estudantes na realização de atividades propostas na disciplina e indicação de leituras. Verificou-se que a procura dos acadêmicos pela monitoria foi relativamente baixa, porém isso pode ser atribuído ao baixo número de alunos matriculados na disciplina, totalizando apenas quatro. O programa de monitoria favorece a participação dos alunos na execução de atividades de ensino e na rotina acadêmica universitária, além disso, estimula o processo de ensino e aprendizagem tanto do aluno monitor, quanto dos alunos da disciplina. O compromisso com a monitoria desenvolve autonomia do aluno monitor, o aumento do senso de responsabilidade e estreita as relações com professor orientador e alunos monitorados. Portanto, assim como a pesquisa e a extensão, a vivencia da monitoria contribui para a formação acadêmica intelectual e prática do monitor.

Downloads

Publicado

2018-03-12

Como Citar

Prates, C. V. de O., & Vargas, E. L. (2018). CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. ANAIS DO EGRAD, 4(7). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/4548

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)