GEOGRAFIA HUMANA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PIBID DE GEOGRAFIA

Autores

  • Alcindo Goncalves Marques de Souza
  • Ana Maria Soares de Oliveira

Resumo

Trabalhar com temas relacionados à Geografia Humana no ensino fundamental é importante para a compreensão do mundo em que vivemos e da dinâmica socioespacial existente na atualidade. Com esta perspectiva desenvolvemos atividades práticas com a turma do oitavo ano da Escola Estadual Cel Juvêncio, em Jardim/MS. Tais atividades objetivaram reforçar os conhecimentos dos alunos acerca dos blocos econômicos mundiais, a exemplo da União Européia e do Mercosul e suas características, bem como o histórico da entrada dos países nesses blocos. Dentro dessa proposta realizamos ainda a exposição e discussão sobre vários aspectos referentes aos Estados Unidos (EUA), o qual se apresenta no cenário mundial como liderança política e grande potência econômica. Nesse sentido destacamos, dentre tais aspectos, suas extrações de petróleo e mineração, os cinturões agropecuários e áreas mais urbanizadas, a industrialização de alimentos e o avanço tecnológico. Após a realização dessas atividades aplicamos uma avaliação e verificamos que o desempenho dos alunos foi bom, revelando assim melhorias no processo de aprendizagem com o apoio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). De modo geral há que salientar a importância do Programa tanto na formação docente como no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido é fundamental destacar que apesar de ter iniciado como bolsista recentemente no subprojeto PIBID de Geografia, percebo a importância de estar inserido num programa como este, que dá oportunidade aos acadêmicos das licenciaturas de vivenciar a dinâmica de sala de aula, poder preparar atividades e desenvolvê-las com os alunos, possibilitando assim a oportunidade de ter uma formação profissional mais qualificada e experiências gratificantes. O que me motiva a continuar no Programa e me dedicar a aprender e desenvolver outras atividades diferenciadas. Mediante o exposto, cabe destacar ainda que tem sido prazeroso perceber que o PIBID contribui sobremaneira com a melhoria da aprendizagem escolar e com o trabalho do professor em sala de aula, quando apoiado pelos bolsistas, o que se reflete na qualidade da educação em escala nacional.

Downloads

Publicado

2018-03-12

Como Citar

Souza, A. G. M. de, & Oliveira, A. M. S. de. (2018). GEOGRAFIA HUMANA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PIBID DE GEOGRAFIA. ANAIS DO EGRAD, 4(7). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/4544

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)