O PIBID E A PROVA BRASIL: LEITURA, ESCRITA E INTERPRETAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS COM VISTAS A MELHORIA DE ENSINO

Autores

  • Larissa Fortaleza
  • Maria Luisa Barbosa Martins
  • Adriana da Silva Medeiros
  • Katyucya Mychelly Silveira Calheiros Beserra
  • Neide Araujo Castilho Teno
  • Fatima Maria Silveira Diagoné

Resumo

O presente projeto justifica-se pelo baixo aproveitamento dos alunos ao responder as questões da Prova Brasil relacionadas a língua portuguesa, bem como o baixo rendimento na escrita das redações. Assim, este plano de intervenção tem como foco reduzir as dificuldades apresentadas pelos alunos do 9º ano, série pelo qual a prova será aplicada. Entende-se que melhorar o IDEB não significa apenas obter uma boa nota, mas aguçar a qualidade do ensino e, consequentemente da aprendizagem, sobretudo no que tange às competências leitoras. O diagnóstico realizado pela escola revelou um número significativo de erros em questões que versavam sobre interpretação, compreensão de textos, relação entre textos, coerência e coesão, variação linguísticas e efeitos e sentido nos textos. A Prova Brasil torna-se relevante na escola, a medida em que os seus resultados apontam para promover um diagnóstico da situação do ensino, uma vez que, dados colhidos na prova são usados para calcular o OLDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Esses dados ficam disponíveis a toda comunidade escolar e sociedade, na intenção que politicas publicas sejam implementadas para melhorar o ensino no Brasil. O projeto, tem como objetivo contribuir para o desempenho dos alunos na leitura, escrita e interpretação de textos visando um resultado satisfatório na Prova Brasil e contribuindo para a melhoria da nota do IDEB na escola. A metodologia utilizada foi a leitura de textos selecionados que pudessem demonstrar o senso crítico dos alunos, criação de desenhos para o desenvolvimento da interpretação e a utilização de simulados em sala de aula. Para isso partimos dos descritores da Prova Brasil como critérios para avaliação das ações. O presente projeto encontra-se em andamento desenvolvendo atuações que vão de encontro com as práticas de leitura e escrita para alcance das metas propostas, por isso os resultados serão analisados no momento que a escola for avaliada pela prova Brasil.

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Publicado

2018-03-12

Como Citar

Fortaleza, L., Martins, M. L. B., Medeiros, A. da S., Beserra, K. M. S. C., Teno, N. A. C., & Diagoné, F. M. S. (2018). O PIBID E A PROVA BRASIL: LEITURA, ESCRITA E INTERPRETAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS COM VISTAS A MELHORIA DE ENSINO. ANAIS DO EGRAD, 4(7). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/4543

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

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