MONITORIA DA DISCIPLINA DE QUÍMICA ANALÍTICA I PARA O CURSO DE QUÍMICA LICENCIATURA

Belisa Martins Mathias Lunas, Geraldo Domingues Matos

Resumo


A disciplina de Química Analítica I é oferecida pela UEMS aos discentes do curso de Química Licenciatura com uma carga horária de 4 (quatro) horas-aula semanais, as quais totalizam 67 (Sessenta e sete) horas-aula semestrais. A disciplina possui o intuito de introduzir os alunos a noções de Química Analítica, buscando a interação dos mesmos com os conceitos envolvidos nas reações de equilíbrio de sistemas ácido-base, sais pouco solúveis e íons complexos. Fornecer os conceitos teóricos para definição de problemas práticos. O principal objetivo desta monitoria foi atender os alunos em grupos ou individualmente, buscando sempre o melhor entendimento dos conteúdos ministrados pelo professor em sala de aula. Devido á quantidade de cálculos envolvidos na disciplina, a monitoria se faz necessária ao longo do semestre, uma vez que, a complexidade dos conteúdos vai aumentando com o tempo, e os discentes sentem muito esse grau de dificuldade. Durante os horários de atendimento e até mesmo fora deles foram sanadas dúvidas referentes aos conteúdos expostos em sala de aula e feito o apoio e acompanhamento, individualmente ou em grupos, para a execução das listas de exercícios propostas pelo professor em sala de aula ou á nível de conhecimento do discente. Foram destinadas ao atendimento aos alunos 5 (cinco) horas semanais e para o planejamento, preparação de listas de exercícios e gabarito das mesmas foram dedicadas 3 (três) horas semanais. Foram abordados exercícios sobre diversos conteúdos que abordaram conteúdos como, introdução á química analítica, erros e tratamento de dados analíticos, métodos de calibração, preparo de amostras e equilíbrios químico, que são conteúdos que compõem a ementa curricular da matéria ofertada. As principais dúvidas expostas pelos alunos foram relacionadas á cálculos estequiométricos, cálculos sobre equilíbrio químico, montagem e balanceamento de reações químicas. As dificuldades puderam ser superadas ao longo do semestre e conforme os alunos se interessavam pelo atendimento de monitoria, sendo assim, a atividade de monitoria se mostra promissora, uma vez que visa incentivar os estudos de alunos, que estão passando por uma disciplina com grau elevado de dificuldade, por alunos que já cursaram a disciplina e ajudam a dar um norteamento para a rotina de estudos.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.