CONSIDERAÇÕES SOBRE PARTICIPAÇÃO COMO ALUNO-MONITOR NA DISCIPLINA DE GEOPROCESSAMENTO E GEORREFERENCIAMENTO

Autores

  • Alberto Renato Allegretti Neto
  • Sebastião Nilce Souto Filho
  • Aline Paiva Moreira
  • Fabíola do Espírito Santo
  • Sandy Antônia Dias dos Santos

Resumo

A disciplina de Geoprocessamento e Georreferenciamento é oferecida pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul aos discentes do curso de graduação em Agronomia na unidade universitária de Aquidauana- MS. O Geoprocessamento é um conjunto de tecnologias direcionadas para a coleta e o tratamento das informações espaciais utilizando técnicas computacionais e matemáticas para tratar as informações geográficas, como imagens de satélites, fotografias aéreas, mapas, entre outros recursos. Possibilitando assim a geração de análises e informações necessárias para a tomada de decisões rápidas e eficazes. A disciplina tem como principal objetivo proporcionar conceitos básicos sobre sensoriamento remoto, além de apresentar aos alunos o sistema de posicionamento global-GPS, estudar as principais técnicas de cartografia e introduzir os principais conceitos e aplicações de Sistemas de Informação Georreferenciadas SIG. A área em questão mostra-se em grade ascensão no mercado de trabalho, devido ao seu amplo campo de atuação. Nesse sentido é de se esperar a necessidade do monitor para com a matéria, objetivando facilitar o ensino-aprendizagem, tornando-se fundamental para o bom desenvolvimento das atividades inerentes a esta disciplina, a qual possui carga horária semanal de 3 (Três) horas-aula, totalizando, portanto, 34 horas-aula por semestre. Na universidade, a prática em didática muitas vezes é testada durante seminários na tentativa de fazer com que os acadêmicos consigam trabalhar melhor as formas de expressão, no entanto para os mais interessados em seguir área da docência, programas como monitoria conseguem trazer um melhor direcionamento. O objetivo precípuo desta monitoria é atender os alunos individualmente ou em grupos tanto durante os horários regulares de aula, quanto em outros horários desde que, previamente agendados, além de auxiliar o professor na realização, correção de trabalhos elaboração e participação em aulas práticas. O presente trabalho procura relatar a experiência na participação como monitor na disciplina. Durante período de vivência foi possível agregar valores relacionados à docência assim como aprimorar práticas de ensino, melhorar a comunicação, gerando benefíciosmútuos de conhecimentos com os educandos.

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Publicado

2017-02-02

Como Citar

Allegretti Neto, A. R., Souto Filho, S. N., Moreira, A. P., Santo, F. do E., & Santos, S. A. D. dos. (2017). CONSIDERAÇÕES SOBRE PARTICIPAÇÃO COMO ALUNO-MONITOR NA DISCIPLINA DE GEOPROCESSAMENTO E GEORREFERENCIAMENTO. ANAIS DO EGRAD, 3(6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/3894

Edição

Seção

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

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