UM OLHAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA NA DISCIPLINA DE TEORIA E MÉTODO DA GEOGRAFIA

Autores

  • Valdirene Terezinha Luza Melo
  • Paulo Fernando Jurado da Silva

Resumo

A teoria e o método em uma ciência é imprescindível para a compreensão desta como um todo, verificando seus aportes teórico-metodológicos e possíveis fragilidades. No que tange aspectos de caráter puramente científicos, infere-se que muitas são as implicações na definição da ciência geográfica, bem como quanto ao seu objeto de estudo. Nesse sentido, emerge a necessidade do formando em Geografia, em se ater aos paradigmas teórico-metodológicos, não simplificando métodos para não gerar uma crise paradigmática. Reforçou-se através das leituras a importância em se debater uma “teoria e um método”, o foco desta relevante disciplina ao qual tive realizou-se a presente monitoria. Considerando a relevância da troca de experiências e conhecimentos, é que surge a curiosidade acadêmica da monitoria. O público-alvo foram os discentes do 3º ano do curso de licenciatura em Geografia da UEMS-UUCG. A metodologia adotada foi pautada na revisão de conteúdo e auxilio presencial nas aulas, conforme as atividades desenvolvidas pelo professor-orientador e responsável pela disciplina. Os tópicos centrais abordados consistiram na construção do conhecimento científico perpassando do mundo antigo ao moderno, até chegar às ciências e ao processo de sistematização do conhecimento. Após essa abordagem geral, deu-se uma atenção especial à leitura geográfica, ou seja, como a Geografia inclui-se nas ciências (e vice-versa), desde sua constituição até as ditas “dicotomias” existentes, incluindo, nessa perspectiva, a questão dos diferentes tipos de métodos e sua utilização/relação com o conhecimento geográfico. Ficou evidente que a experiência da monitoria é muito enriquecedora, uma vez que propicia ao acadêmico (e futuro docente) uma atuação direta com sua futura profissão, bem como uma melhor interação com os colegas de curso. A monitoria é, em suma, a oportunidade do acadêmico ter um contato mais efetivo com os fundamentos teóricos da disciplina, reforçando os conteúdos construídos/apreendidos anteriormente. Desse modo, o resultado foi altamente positivo demonstrando a necessidade do tripé: pesquisa, ensino e extensão na formação do graduando.

Downloads

Publicado

2017-02-02

Como Citar

Melo, V. T. L., & Jurado da Silva, P. F. (2017). UM OLHAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA NA DISCIPLINA DE TEORIA E MÉTODO DA GEOGRAFIA. ANAIS DO EGRAD, 3(6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/3891

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)