MONITORIA NA DISCIPLINA DE ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Jéssica Carolina Correia Santos Valdovino, Aguinaldo Lenine Alves

Resumo


A monitoria na disciplina de Álgebra Linear e Geometria Analítica tem como principal objetivo auxiliar o aluno no desenvolvimento das atividades práticas para a construção de soluções de problemas, tirar as dúvidas trazidas pelos alunos e facilitar o processo de aprendizagem. Supervisionada pelo professor orientador, objetiva estimular o corpo discente para atividades ligadas a didática. Essas atividades são de fundamental importância no entendimento dos conteúdos desenvolvidos em sala, na disciplina de Álgebra Linear e Geometria Analítica. A Álgebra linear é um ramo da matemática que surgiu do estudo detalhado de sistemas de equações lineares e a Geometria Analítica é o estudo da geometria através dos princípios da álgebra. Na maior parte dos casos, é usado o sistema de coordenadas cartesianas para manipular equações para planos, retas, curvas e círculos, geralmente em duas dimensões, mas por vezes também em três ou mais dimensões. Esta disciplina tem um campo de aplicação muito vasto. Sendo utilizada posteriormente, por exemplo pela disciplina de Computação Gráfica, na manipulação de imagens, rotação, redimensionamento, alteração de cores. A monitoria é realizada através de correção das listas de exercícios trabalhadas no decorrer da semana durante as aulas do professor orientador, discussão
dos conteúdos desenvolvidos em sala e resolução de problemas trazidos pelo monitor. O monitor adquiri uma grande quantidade de conhecimento durante esse tempo, a experiência que o mesmo consegue nos meses de atividades como monitor serão muito importantes para a formação pessoal e profissional. Até o presente momento, os seguintes conteúdos foram desenvolvidos na monitoria: matrizes, determinantes, sistemas lineares, álgebra vetorial, retas e planos. Os encontros com os alunos foram realizados nas sextas-feiras e nas quartas-feiras de cada semana no período vespertino, com atividades teóricas em sala de aula. Foi visto que as dificuldades dos alunos foram e podem ser superadas através da resolução de exercícios de fixação com o auxílio da monitoria.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.