CLUBE OLÍMPICO DE MATEMÁTICA

Autores

  • Raissa Viana Nasralla
  • Rafaela Arcas Oliveira

Resumo

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas ‭(‬OBMEP‭) ‬é um projeto criado para estimular e promover estudos relacionados com‭ ‬ Matemática entre alunos e professores de todo o país.‭ ‬Vem sendo promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia ‭(‬MCT‭) ‬e pelo Ministério da Educação‭ (‬MEC‭)‬,‭ ‬é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada ‭(‬IMPA‭) ‬com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática ‭(‬SBM‭)‬.‭ ‬As atividades da OBMEP vêm mostrando a importância da Matemática para o‭ ‬futuro dos jovens e para o desenvolvimento do Brasil.‭ ‬As provas da Olimpíada Brasileira das escolas Públicas‭ ‬são direcionadas aos alunos de‭ ‬6º ao‭ ‬9º ano do Ensino Fundamental(Nível 1 e 2) e aos alunos do Ensino Médio(Nível 3) das escolas Públicas, Municipais e Federais‭ ‬que concorrem a prêmios de acordo com a sua‭ ‬classificação nas provas.‭ ‬Neste sentido,‭ ‬diante da grande participação dos alunos da Escola Estadual Presidente Vargas,‭ ‬na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas‭ ‬-‭ ‬OBMEP e,‭ ‬haja vista o pouco tempo em sala de aula para trabalhar questões voltadas para a OBMEP.‭ ‬O presente projeto tem como foco a preparação‭ ‬de um grupo especifico de alunos,‭ ‬tanto para a primeira como segunda fase da‭ ‬12ª Olimpíada brasileira de Matemática das Escolas Públicas do ano de‭ ‬2016.‭ ‬O presente projeto tem como objetivos:‭ ‬Preparar os alunos para questões da‭ ‬OBMEP‭;‬ensinar a ler e interpretar questões de matemática diversas‭; ‬treinar o trabalho em‭ ‬grupo‭; ‬estimular a competitividade e motivação dos alunos selecionados.‭ ‬Para a realização do projeto I Clube‭ ‬Olímpico de‭ ‬Matemática da Escola Presidente,‭ ‬foram realizadas as seguintes etapas:‭ ‬seleção por parte dos professores de matemática,‭ ‬juntamente com Professor Gerenciador de Laboratórios,‭ ‬de‭ ‬02‭ ‬alunos de cada Nível,‭ totalizando‭ ‬35‭ ‬alunos nível‭ ‬1e‭ ‬2‭ ‬e‭ ‬15‭ ‬alunos nível‭ ‬2‭; ‬após foi feito a divisão das aulas do projeto que foram‭ ‬realizadas no Laboratório de Matemática‭ (‬Sala‭ ‬55‭)‬,‭ ‬no contra turno:‭ ‬das‭ ‬8h às‭ ‬9h30min alunos do vespertino e das‭ ‬14h às‭ ‬15h30min alunos do‭ ‬Matutino‭; ‬todas as aulas foram‭ ‬ministradas por professores parceiros da Escola,‭ ‬alunos do Programa de Iniciação a docência‭ (‬PIBID de matemática da UEMS‭) ‬sob a Coordenação do Professora Gerenciadora dos Laboratório de Arte e Matemática da Escola Estadual Presidente Vargas‭; ‬o aluno participante será excluído da atividade quando o mesmo não obtiver‭ ‬75%‭ ‬de‭ ‬presença‭; ‬no último encontro de cada mês os alunos serão submetidos a uma prova/gincana para testar o conhecimento‭ ‬adquirido‭; ‬após a prova teste,‭ ‬será feito um ranking de notas dos participantes com premiações para os três melhores de cada nível‭; ‬Por fim,‭ ‬ao término do projeto os alunos ganharam‭ ‬certificados de participação.Após todo o exposto o Projeto Clube Olímpico de matemática,‭ ‬em dois meses de projeto(Abril/Maio‭)‬,‭ ‬apenas‭ ‬sete ‬dos‭ ‬trinta e cinco ‬alunos escolhidos, do nível‭ ‬1‭ ‬e‭ ‬2‭, que ‬desistiram. Já o Ensino Médio, nível‭ ‬3‭ , ‬não foi possível trabalhar pois, a demanda de alunos do Nível‭ ‬1‭ ‬e‭ ‬2‭ ‬foi grande e no primeiro momento, havia poucos professores colaboradores sendo assim optou-se por fazer com cada professor de matemática,‭ ‬da escola‭ ‬,‭ ‬do Ensino Médio uma oficina de resolução de exercícios da OBMEP,‭ ‬que foi realizada no Laboratório de‭ ‬Matemática.‭ ‬Já com relação ao rendimento dos alunos,‭ ‬tivemos‭ ‬50%‭ ‬dos alunos participantes do clube,‭ ‬conseguiram se classificar para a segunda fase da Olimpíada‭ ‬2016.

 

Downloads

Publicado

2017-02-01

Como Citar

Nasralla, R. V., & Oliveira, R. A. (2017). CLUBE OLÍMPICO DE MATEMÁTICA. ANAIS DO EGRAD, 3(6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/3883

Edição

Seção

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA