DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADE DE MONITORIA NA DISCIPLINA DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS PARA ENGENHARIA AMBIENTAL

Naoya Taguchi Daniel, Ana Carolina Correia Oliveira

Resumo


Formar profissionais capazes de lidar com problemas ambientais, englobando também esferas sociais e econômicas, o curso de Engenharia Ambiental tem como objetivo realizar a formação e capacitação de profissionais de maneira técnica, soluções viáveis para resolver os problemas diários. Ao decorrer da graduação, os discentes se deparam com disciplinas que abordam os conteúdos referentes a saneamento básico, meio ambiente sustentável e técnicas de gestão ambiental. Para isso, a disciplina de Gestão de Resíduos Sólidos, que se enquadra no Núcleo de Conteúdos Profissionais Específicos, aborda os assuntos referentes à classificação, caracterização, acondicionamento, tratamento e disposição de resíduos sólidos, coleta e transporte, poluição por resíduos sólidos, legislações referentes aos resíduos sólidos, projeto de aterro sanitário, resíduos sólidos de serviços de saúde. Ao final da disciplina, o aluno deverá compreender as informações básicas sobre gestão de resíduos e toda sua problemática e também para disciplina posterior, que é referente ao tratamento de resíduos sólidos. A metodologia da monitoria consistiu em horários de atendimentos semanais, que não prejudicassem o horário de aula dos alunos e acompanhamento em aulas práticas previamente acordadas entre a docente e os acadêmicos, e na orientação sobre a elaboração de uma atividade sobre o plano de gerenciamento de resíduos sólidos conforme solicitado pela docente. As aulas práticas consistiram em um levantamento de dados sobre resíduos sólidos orgânicos da cantina, que esta instalada dentro da universidade, onde realizou-se por parte dos alunos, um levantamento quali-quantitativo e estatístico sobre estes resíduos onde foram discutidos os resultados finais dentro de sala de aula. Em relação à elaboração do plano de gerenciamento de resíduos sólidos, a monitoria esteve a disposição para sanar duvidas de como elaborar este tipo de projeto. Ao final do semestre, a interação entre os alunos e o aluno-monitor se intensificou, e também houve um aprimoramento sobre os conhecimentos da disciplina para o monitor, trazendo benefícios e melhorando a didática sobre o mesmo. Houve também benefícios para a docente, visto que possuiu um apoio no atendimento aos alunos.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.