PROJETO MEIO AMBIENTE

Autores

  • Ariana Ferreira Silva
  • Liliane Silva Gaia Nascimento
  • Maria Eduarda Ferro

Resumo

A presente comunicação socializa a experiência do “Projeto Meio Ambiente”, desenvolvido por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto do Curso de Pedagogia, unidade universitária de Dourados, junto a discentes dos 4° e 5° anos da Escola Municipal Arthur Campos Mello. No último ano, a falta de água ocasionada pela escassez de chuvas nas regiões das nascentes dos rios de alguns estados brasileiros, obrigou milhares de pessoas a repensarem o uso da água e a preservação do meio ambiente. Este fenômeno, que chegou a ser noticiado como a maior crise ambiental dos últimos 50 anos, motivou a intensificação de um trabalho de educação ambiental que desse ênfase à importância do uso racional da água. Neste contexto, bolsistas do PIBID produziram, juntamente com os discentes, uma peça teatral com o enfoque nos temas “Água e Poluição”. Os objetivos dessa atividade foram: (1) propagar informações e sensibilizar os envolvidos e a comunidade acerca das problemáticas do meio ambiente; (2) difundir valores e sentimentos de preocupação com o meio ambiente e de motivação para participação ativa na sua proteção e melhoramento e (3) refletir acerca do desperdício da água e as consequências do mau uso dos recursos naturais. No decorrer do projeto os educandos foram instigados a pesquisar sobre o desperdício da água e o tratamento de esgoto do nosso município, bem como, sobre o processo de reciclagem dos resíduos sólidos e o tempo que esses materiais levam para se decompor na natureza. Em seguida, foi realizada uma dinâmica com os discentes que experienciaram a coleta de lixo no pátio da escola e a classificação de todo o material recolhido. Os discentes também confeccionaram cartazes para que os demais atores da escola pudessem ser informados e sensibilizados sobre o processo de reciclagem. O projeto propôs ainda a construção de uma horta suspensa, confeccionada com garrafas pets e corda de varal, ideia essa muito bem aceita pelos educandos. Estes participaram de todo processo de confecção dos “vasos”, da mistura da terra com o adubo e do plantio das mudas que produziram cebolinha, couve, tomate, rúcula, salsinha, orégano e hortelã, sob os cuidados atenciosos de cultivo dos educandos. O Projeto Meio Ambiente mantêm-se em andamento com a realização de experiências e leituras sobre o tema.

Downloads

Publicado

2017-01-27

Como Citar

Silva, A. F., Nascimento, L. S. G., & Ferro, M. E. (2017). PROJETO MEIO AMBIENTE. ANAIS DO EGRAD, 3(6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/3870

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)