MONITORIA NA DISCIPLINA DE ALGORITMOS E ESTRUTURA DE DADOS II DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Autores

  • Alvaro Leonel Socorro Queiroz Mariano
  • Fabricio Sérgio de Paula

Resumo

A monitoria na disciplina de Algoritmos e Estruturas de Dados II tem como principal objetivo auxiliar o aluno no desenvolvimento das atividades práticas, ou seja, na construção de soluções de problemas  de  forma computacional.  Essas  atividades  são  de  fundamental  importância no entendimento dos conteúdos trabalhados em sala de aula durante a disciplina. A monitoria se dava através de correções de listas de exercícios, auxílio em resoluções de trabalhos e construções de software, discussão dos conteúdos desenvolvidos em sala e de assuntos relacionados a desenvolvimento  de  softwares. Para o auxilio teórico foi utilizado os  slides fornecidos pelo professor orientador, disponibilizados no endereço http://comp.uems.br/~fabricio/AED2/aed2.html. Nesta página o professor orientador disponibiliza as listas de exercícios e elenca as atividades a serem desenvolvidas com os alunos nas monitorias. Desta forma todos os alunos ficam sabendo quais atividades serão realizadas na monitoria. A monitoria decorreu de acordo com a disciplina ministrada pelo professor responsavél, abordando os seguintes temas: Recursividade, Complexidade de Algoritmos, Ponteiros e Alocação Dinâmica de Memória, Estrutura de Dados Elementares, Algoritmos de Ordenação, Hashing, Árvores, Listas de Prioridades, Busca Digital e Compactação de dados. Os encontros com os alunos foram realizados duas vezes por semana nos laboratórios de computação. Foi possível perceber que as dificuldades dos alunos foram e podem ser superadas através da resolução de exercícios de fixação com o auxílio da monitoria.

Downloads

Publicado

2017-01-27

Como Citar

Mariano, A. L. S. Q., & Paula, F. S. de. (2017). MONITORIA NA DISCIPLINA DE ALGORITMOS E ESTRUTURA DE DADOS II DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. ANAIS DO EGRAD, 3(6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/3867

Edição

Seção

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA