A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA EXPERIMENTAL NO ENSINO DE FÍSICA
Resumo
Cada vez mais são publicados artigos científicos enfatizando a importância do uso da atividade experimental para o processo de aprendizagem dos alunos. Muitos desses classificam tal práticacomo fundamental no ensino de ciências da natureza. O uso de experimentos permite ao estudante uma mediação com a teoria e também possibilita ao aluno sugerir hipóteses que é uma atividade
central do conhecimento científico. Dentro desse contexto, este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados obtidos através do projeto vinculado à bolsa PIBID, que possibilita a integração do acadêmico no meio escolar, podendo assim ver a rotina de uma profissional da área da educação . A proposta de um trabalho com atividades experimentais com os alunos partiu do supervisor do PIBID na escola. O objetivo de trabalhar com a prática experimental era fazer com que os alunos pudessem
ter uma melhor visualização dessa atividade com a teoria, fazendo assim com que eles formulassem hipóteses para os fenômenos contidos em tais experimentos. Ao iniciarmos os trabalhos com experimentos foram encontradas algumas dificuldades; a principal delas foi a escolha do experimento que melhor se encaixaria com o conteúdo teórico. Durante as aulas experimentais foi possível observar uma maior participação dos alunos e até mesmo uma proximidade entre aluno e
professor. Os resultados obtidos através do uso de experimentos foram satisfatórios; pudemos perceber um maior interesse dos alunos nas aulas da disciplina de física. Além disso, os alunos deixaram de ter a visão do professor como aquele que possui o conhecimento, ocasionando assim a
interação do aluno com o professor. A aula experimental também propiciou identificar conhecimentos relacionados ao senso comum do aluno, tornando assim possível um trabalho para transformação desse conhecimento em um conhecimento escolar científico. O projeto mostra bons resultados tanto do ponto de vista motivacional quando da aprendizagem; no entanto, há alguns aspectos na maneira como estamos utilizando os experimentos que devem ser melhorados a fim de
nos adequar ao que as pesquisas da área de Educação Científica têm apontado, tais como as relações entre professor, aluno e conhecimento escolar.
Downloads
Publicado
2017-01-20
Como Citar
Cavalheiro, D. do N., Yamazaki, S. C., & Stella, S. F. (2017). A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA EXPERIMENTAL NO ENSINO DE FÍSICA. ANAIS DO EGRAD, 3(6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/3663
Edição
Seção
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA