A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA EXPERIMENTAL NO ENSINO DE FÍSICA

Debora do Nascimento Cavalheiro, Sérgio Choiti Yamazaki, Saulo Francisco Stella

Resumo


Cada  vez  mais  são  publicados  artigos  científicos  enfatizando  a  importância  do  uso  da  atividade experimental  para  o  processo  de  aprendizagem  dos  alunos.  Muitos  desses  classificam  tal  prática
como fundamental no ensino de ciências da natureza. O uso de experimentos  permite ao  estudante uma  mediação com  a teoria e também possibilita ao aluno sugerir hipóteses que é  uma atividade
central do conhecimento científico. Dentro desse contexto, este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados obtidos através  do projeto vinculado à  bolsa PIBID, que possibilita a integração do acadêmico no meio escolar, podendo assim ver a rotina de uma profissional da área da educação . A proposta de um trabalho com atividades experimentais com os alunos partiu do supervisor do PIBID na escola. O objetivo de trabalhar com a prática experimental era fazer com que os alunos pudessem
ter uma melhor visualização dessa atividade com a teoria, fazendo assim com que eles formulassem hipóteses  para  os  fenômenos  contidos  em  tais  experimentos.  Ao  iniciarmos  os  trabalhos  com experimentos  foram  encontradas  algumas  dificuldades;  a  principal  delas  foi  a  escolha  do experimento que melhor se encaixaria com o conteúdo  teórico. Durante as aulas experimentais foi possível observar uma maior participação dos alunos e até mesmo uma proximidade entre aluno e
professor.  Os resultados obtidos através do uso de experimentos foram satisfatórios; pudemos perceber um maior interesse dos alunos nas aulas  da disciplina de física.  Além disso, os alunos deixaram de ter a visão do professor como aquele que possui o conhecimento, ocasionando assim a
interação do aluno com o professor. A aula experimental também propiciou  identificar conhecimentos relacionados ao senso comum  do aluno, tornando assim possível um trabalho para transformação desse conhecimento em um conhecimento escolar científico. O projeto mostra bons resultados tanto do ponto de vista motivacional quando da aprendizagem; no entanto, há alguns aspectos na maneira como estamos utilizando  os experimentos que  devem ser melhorados a fim de
nos adequar ao que as pesquisas da área de Educação Científica têm apontado, tais como as relações entre professor, aluno e conhecimento escolar.

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