MONITORIA DA DISCIPLINA DE QUÍMICA ORGÂNICA I

Autores

  • Karoliny Cardoso Vera Cruz
  • Anelise Samara Nazari Formagio

Resumo

A finalidade da monitoria é auxiliar os acadêmicos na apreensão e produção do conhecimento promovendo a melhoria da qualidade de ensino, criando condições para o aprofundamento teórico e o desenvolvimento de habilidades relacionadas à atividade docente do monitor. A disciplina Química Orgânica I é oferecida pela UEMS aos discentes do curso de Química Industrial e Química Licenciatura no primeiro semestre do ano letivo onde possui carga horária semanal de 4 (seis) horas-aula. O objetivo principal desta monitoria foi aperfeiçoar o desempenho de alunos por meio da assistência estudantil, com atendimentos individuais e em grupos durante horários que foram previamente agendados. A disciplina de Química Orgânica I visa uma introdução da química orgânica além de ensinar os princípios básicos para a compreensão das posteriores disciplinas de química orgânica. Sendo assim umas das principais disciplinas do curso, pois fornece a base teórica para as demais disciplinas. Os assuntos abordados durante a monitoria foram organizados conforme o cronograma de conteúdos da disciplina, dentre os principais:ligações químicas, cálculo de carga formal, estrutura de ressonância, mecânica quântica, geometria molecular, reações orgânicas: ácidos e base, nomenclatura de compostos orgânicos, isomeria. No decorrer do semestre, viu-se que o interesse dos acadêmicos pela atividade de monitoria foi crescente, sendo a maior procura para o auxílio na resolução de lista de exercício e auxílio véspera de provas, com os conteúdos abordados na disciplina. Assim, a presença do aluno monitor foi de essencial importância para auxiliar os alunos diretamente, para sanar dúvidas individuais e de grupo, durante os horários agendados e não agendados. Desta forma, durante a monitoria as dificuldades dos alunos foram subjugadas. Pois pelo fato que o aluno monitor tem condições de oferecer um melhor suporte aos alunos da disciplina, pois se mostra mais próximo ao mesmo, permitindo que este fique mais tranquilo perante alguma dúvida, tendo assim que os alunos que buscaram a atividade de monitoria tiveram um melhor rendimento na disciplina.

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Publicado

2016-12-19

Como Citar

Cruz, K. C. V., & Formagio, A. S. N. (2016). MONITORIA DA DISCIPLINA DE QUÍMICA ORGÂNICA I. ANAIS DO EGRAD, 3(6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/3551

Edição

Seção

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

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