MONITORIA EM ELEMENTOS DE GEOLOGIA

Thiago Mota Santos, William Fernando Antonialli-Junior

Resumo


A Geologia busca entender a história geral da Terra, desde a formação das rochas até os dias atuais. Sendo assim, a complexidade que envolve essa ciência torna-se importante para a compreensão e entendimento dos fenômenos físicos, químicos e biológicos que agem sobre a superfície da crosta terrestre e também em seu interior. A disciplina Elementos de Geologia é obrigatória e oferecida aos discentes do curso de Ciências Biológicas no primeiro semestre, possuindo uma carga horária semanal de 4 (quatro) horas-aula, totalizando 68 horas no semestre. Por estes aspectos relatados, a disciplina de Geologia é de extrema importância para a construção do conhecimento do aluno e por isto, qualquer forma de complementar as informações vistas durante as aulas normais podem ajudar os alunos a fixarem melhor seus conceitos. Sendo assim, a monitoria tem por este aspecto como objetivo. Portanto, ao longo do último semestre desenvolveu-se a atividade de monitoria desta disciplina, assistindo ao professor no preparo e desenvolvimento de aula prática e organizando turmas de discussão e complementação dos tópicos. Durante todo o período que foi desenvolvida as atividades de monitoria foi avaliado que, apesar das dificuldades demonstradas pelos alunos, constatadas pelo resultado das avaliações, poucos alunos procuraram monitoria durante todo o período. De fato, apenas 21% dos alunos procuraram este serviço. Além disto, a procura dos alunos, apesar do monitor estar disponível ao longo de todo semestre, foi sempre na véspera das avaliações. Quanto aos alunos que procuraram a monitoria, a minoria foi do curso de licenciatura, mas, levando-se em consideração a porcentagem pequena daqueles que procuraram a ajuda do monitor, podemos concluir que mesmo os alunos do curso de bacharelado que tem todo o tempo à disposição, poucos mostraram interesse. Pode-se concluir que faltam aos alunos do primeiro ano maturidade para entender a complexidade dos tópicos abordados na disciplina, mas também para entender que é preciso haver mais comprometimento com as disciplinas cursadas, ou mesmo com o próprio curso em si. Talvez a solução para esta disciplina em particular, cujos tópicos são complexos e distantes daqueles vistos no ensino médio fosse oferecê-la em um momento mais tardio do curso.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.