A CULTURA INDÍGENA CONTADA POR ALUNOS EM FORMA DE LIVROS

Juliane Rissoto, Lenara Martins de Lima, Andréia de Arruda Machado

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo proporcionar aos estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Dr° Fernando Corrêa da Costa, localizada em Amambai, uma aproximação com a cultura indígena local. Como pibidianas, propusemos um trabalho em que deveriam ser feitas pesquisas de campo nas aldeias registrando, em forma de livrinhos, o que viram e ouviram e também pesquisar na internet ou em livros sobre as demais tribos indígenas existentes no Mato Grosso do Sul. O trabalho foi realizado em duas turmas e cada turma foi dividida em dois grupos. Uma delas deveria registrar a pesquisa feita nas aldeias locais e a outra ficou responsável por pesquisar as demais tribos do Mato Grosso do Sul. Em cada uma das turmas organizamos dois grupos, dividindo o trabalho, uma turma se ocupou em registrar a pesquisa com fotos e a outra registrou por meio de desenhos. Foi surpreendente acompanhar o desempenho dos alunos na realização das suas pesquisas, em união com os demais participantes do grupo e a forma como se interessaram pelo trabalho foi realmente gratificante. Os resultados alcançados fortaleceram nossa intenção de seguirmos a carreira da docência, além de nos permitir enxergar através de outras janelas a riqueza da cultura indígena. Além do mais, percebemos que os alunos também se sentiram motivados, pois muitos deles puderam registrar sua atividade por meio de seu talento: o desenho. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) atua como ferramenta fundamental para a formação de professores. Percebemos o quanto o ensino de História proporciona diferentes possibilidades de desenvolvimento de metodologias por meio das quais os alunos demonstram maior interesse pela aprendizagem, fazendo trabalhos em grupos, pesquisas e desenhos, as facetas do ensino de História surgem como um leque para o professor em questão. Trabalhamos de forma dinâmica com os alunos os quais se dedicaram de forma excelente na elaboração dos livrinhos.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.