MONITORIA DE LEGISLAÇÃO AMBIENTAL NO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL/UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE MUNDO NOVO

Breno Gonçalves Doro, Alessandra Ribeiro Moraes

Resumo


A disciplina de Legislação Ambiental é um dos pilares do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, uma vez que para toda e qualquer ação de um gestor ambiental é preciso conhecer a base jurídica que normatiza ou regulamenta em forma de leis diferentes fatores com o qual o profissional gestor ambiental terá que lidar. Diante da questão, conhecer as leis que amparam a questão ambiental faz-se necessário para que direitos e deveres sejam garantidos, dentre eles estão os civis, públicos e privados. No primeiro semestre de 2016, foi realizada a monitoria remunerada da disciplina Legislação Ambiental, com carga horária de 8 horas semanais. A monitoria teve como objetivo dar suporte às dúvidas que viessem a surgir dentro do conteúdo disciplinar, assim como, tentar solucionar as dificuldades encontradas. A metodologia aplicada foi de contato direto com os estudantes, atendendo em sala de aula com o propósito de solucionar, juntos aos alunos, as dúvidas e questionamentos referentes à disciplina, utilizando o conteúdo passado em sala de aula mais o conteúdo de pesquisa da monitoria, como notícias, artigos e materiais didáticos já desenvolvidos vinculados ao curso existentes na Unidade Universitária de Mundo Novo. Os resultados se deram pela ajuda na resolução de dúvidas sobre conteúdo e trabalhos acadêmicos, na seleção proveitosa de conteúdo referente aos temas dados em sala de aula para suporte em pesquisa, pela elaboração de banner explicativo sobre Indicadores Ambientais, assim como outras atividades desenvolvidas voltadas à monitoria que se realizaram de acordo com as orientações da professora-orientadora. Conclui-se que a monitoria quando bem aproveitada é enriquecedora e dá suporte para atualizar-se sobre o tema, agregando mais e mais conhecimento aos que desenvolvem o programa de monitoria e aos que se beneficiam com a oportunidade de sanar questões que vem dificultando o desenvolvimento do próprio acadêmico dentro da disciplina.


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