MONITORIA DE QUÍMICA GERAL

Camila Serafini, Simone Finoto

Resumo


Um dos grandes problemas que a Universidade enfrenta ao longo  dos  tempos é a frequente reprovação dos alunos em disciplinas básicas, o que ocasiona a desistência do discente do curso de graduação,  este trabalho tem como a finalidade o ensino-aprendizagem através da monitoria,  que consiste num processo onde estudantes auxiliam outros estudantes em situações didáticas, com o foco na taxa de aprovação na disciplina de Química Geral no curso de tecnologia em produção sucroalcooleira. A monitoria foi realizada na disciplina de Química Geral, lecionada pela Professora Simone Finoto para os discentes do 1º ano do curso de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira na UEMS unidade de Glória de Dourados, o período desta atividade consistiu de abril à junho de 2016, com  carga horária de  4 horas semanais. Os conteúdos trabalhados no decorrer da monitoria foram; Estrutura Atômica, Tabela  Periódica, Ligação Química e Estrutura Molecular, Interações Intermoleculares, Conceitos de Mol, Número de Avogadro, Classificação e Nomenclatura de Substâncias Químicas, Reações Químicas e Estequiometria. As atividades realizadas foram resoluções  de  listas  de  exercícios,  esclarecimentos  referentes ao conteúdo de Química  Geral, dúvidas gerais quanto ao conteúdo abordado em aula, preenchimento de formulários de atividades, e lista de presença dos alunos. Como resultado, em relação aos alunos que frequentaram a monitoria observou-se uma melhora significativa em suas notas  no  decorrer do semestre, e isso foi muito gratificante tanto para a professora  como para a monitora, já que estes foram aprovados. Após a avaliação  final  observou-se o quão  importante foi à participação dos alunos  na  atividade de monitoria, pois, é um meio de diminuir os índices de reprovação  dos discentes,  e assim obtêm um melhor aproveitamento nos conteúdos abordados em sala de aula.  Bem como, a contribuição para a monitora da disciplina, já que esta atividade propicia maior interação entre monitor-professor, monitor-aluno, proporcionando grande  aprendizado para atuação futura em empresas onde há necessidade de comunicação com diferentes públicos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.