MONITORIA: REFLEXÕES SOBRE O EXERCÍCIO DA GESTÃO EDUCACIONAL E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO ESCOLAR

Thais dos Santos, Andréia Nunes Militão

Resumo


A Monitoria é um Programa Institucional vinculado a Pró-Reitoria de Ensino que possui como objetivo selecionar discentes com um rendimento acadêmico satisfatório para que possam atuar auxiliando os demais discentes. Visa, dessa maneira, orientar, apoiar e acompanhar os acadêmicos que apresentam dificuldades na disciplina de Gestão Educacional e Organização do Trabalho Pedagógico. Portanto, o presente trabalho possui como objetivo relatar as atividades de monitoria desenvolvidas no primeiro semestre de 2016, período em que tivemos uma proposta de monitoria de auxiliar as acadêmicas que possuíam dúvidas nas temáticas abordadas na disciplina ou em rever provas e trabalhos que não possuíram rendimento satisfatório, como parte das ações realizadas na monitoria foram desenvolvidos encontros presenciais nos quais pudemos ler, reler e explicar textos que estavam sendo trabalhados nas aulas trocando conhecimentos e opiniões até chegarmos a uma compreensão de ambas as partes. Consideramos uma experiência muito produtiva, seja na leitura de textos ou ao sanar dúvidas que traziam consigo ou as que surgiam no decorrer das leituras. Outra experiência positiva vivenciada na monitoria seria o próprio aperfeiçoamento na formação acadêmica da aluna monitora, uma vez que proporciona a mesma a habilidade de dialogar com os colegas que receberão atendimento e a buscar uma melhor maneira de explanar os temas abordados em aulas para que haja uma melhor compreensão por parte dos alunos que possuem dúvidas. Como resultados parciais, consideramos que a monitoria vem possibilitando para a acadêmica que presta a monitoria acompanhar a docente da disciplina, auxiliando em atividades de preparação de slides, disponibilização de textos e auxiliar os discentes, dentre outras atividades que nos aproximam do exercício docente, contribuindo assim para um melhor aperfeiçoamento da nossa formação acadêmica.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.