DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADE DE MONITORIA NA DISCIPLINA DE SISTEMA DE TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS

Autores

  • Dariana Borba Coelho
  • Vinicius de Oliveira Ribeiro

Resumo

Formar profissionais com uma visão integrada dos principais componentes de sistemas de coleta, transporte e tratamento de águas residuárias introduzindo conceitos de eco-eficiencia e mostrando suas aplicações nas estações de tratamento, dando-lhe ferramentas para elaborar e desenvolver projetos ambientais englobando questões econômicas e sociais, esses entre outros são objetivos propostos aos acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental. Desta forma durante a graduação dos discentes são apresentadas disciplinas voltadas a habilidades que despertem no aluno a capacidade de atuar na preservação da qualidade da água, do ar e do solo, no manejo, no controle e na recuperação de ambientes urbanos e rurais. Com isso a disciplina de Sistema de Tratamento de Águas Residuárias (STAR) do 4º ano do Curso de Engenharia Ambiental (UEMS), proporciona aos acadêmicos conhecimentos em vários sistemas de tratamentos de águas residuárias, apresentando as fontes de poluição, classificação das fontes de poluição, natureza das águas residuárias, capacidade assimilativa do corpo hídrico, aspectos qualitativos e quantitativos da caracterização físico-química e biológica de águas residuárias, processos de tratamento de efluentes: físico-quimico e biológico, níveis de tratamento, tratamento preliminar, primário, secundário e terciário, parâmetros de avaliação e monitoramentos de unidades de tratamento, dimensionamento de sistemas de tratamentos físico-quimico e biológico e por fim técnicas de reuso e minimização de águas residuárias, gerenciamento de efluentes líquidos e produção mais Limpa. As tarefas desempenhadas durante o período de monitoria propuseram o auxílio aos alunos da disciplina de STAR, utilizando como metodologia esclarecimento de dúvidas e questionamentos dos alunos através de plantões semanais nas dependências da universidade, auxílio durante a elaboração dos projetos de dimensionamentos de sistemas de tratamento de águas residuárias, auxilio na compreensão da bibliografia básica da disciplina, orientando quanto às dúvidas dos conteúdos ministrados pelo professor em sala de aula. Os ensinamentos adquiridos junto ao professor-orientador e alunos durante a monitoria possibilitaram melhorar à carga intelectual e social dos envolvidos promovendo a cooperação mútua entre discente e docente.

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Publicado

16/12/2016

Como Citar

Coelho, D. B., & Ribeiro, V. de O. (2016). DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADE DE MONITORIA NA DISCIPLINA DE SISTEMA DE TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS. ANAIS DO EGRAD, 3(6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/3521

Edição

Seção

ENGENHARIAS