QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL

Camila Juliane Lima, Anelise Samara Nazari Formagio

Resumo


A disciplina de Química Orgânica Experimental (QOE) é oferecida aos discentes do curso de Química Industrial. Possui carga horária semanal de 4 (quatro) horas-aula, totalizando, portanto, 60 horas-aula. O objetivo principal desta monitoria é atender os alunos individualmente ou em grupos tanto durante os horários regulares de aula, quanto em outros horários desde que, previamente agendados. Na tarefa de, preventivamente, analisar e orientar a relações entre os alunos e os experimentos em laboratório e solucionar os problemas decorrentes desta relação. A QOE tem um campo de atuação bastante amplo. Esta diversificação foi aplicada nas seguintes aulas experimentais ao decorrer do semestre: extração da cafeína, isolamento de clorofila e de pigmentos carotenoides do espinafre, cromatografia de papel, síntese  de  um  éster,  acetato  de  isopentila  (óleo  de  banana),  síntese  de  um  haleto  de  alquila, halogenação de cetonas, síntese de uma amida, substituição eletrofílica em um composto aromático, síntese da p-nitroacetanilida, condensação aldólica cruzada, reação de cannizzaro, síntese de um corante e identificação de uma substância orgânica.  Nesse sentido,  o monitor  tem como objetivo facilitar  o  ensino-aprendizagem.  Por  isso,  o  monitor  torna-se  fundamental  para  o  bom desenvolvimento das atividades inerentes a esta disciplina, por ser um elo entre professor e alunos. Assim  o  monitor  seguindo  as  orientações  do  professor  da  referida  disciplina,  e  sempre supervisionados por este, vem dirimindo as dúvidas de alunos sobre o conteúdo ministrado pelo docente  responsável;  auxiliando  o  professor  na  edificação  de  material  didático  e  assistindo  os discentes  no  acesso  a  bibliografia  e  na  elaboração  de  relatórios.  Como  o  desenvolvimento  das atividades da monitoria, foi constatado que os alunos ficaram mais motivados, facilitando, desta forma, a aprendizagem dos conteúdos teóricos, práticos e experimentais ministrados. Demonstrando que as atividades desenvolvidas pelo monitor têm contribuído na redução dos índices de desistências, trancamentos e reprovações. Conclui-se que: o trabalho da monitoria tem sido extremamente positivo para todas as partes envolvidas. Os alunos de graduação em Química Industrial têm uma maior facilidade  de  adquirir  um  sólido  embasamento  teórico  e  prático  da  QOE,  conhecimentos  estes, indispensáveis a continuidade de seus estudos.O monitor, neste particular, estudante de graduação em
Química Industrial tem fortalecido seus conhecimentos especialmente no âmbito da química orgânica.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.