ATIVIDADES PRÁTICAS PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DAS ESCOLAS DA REGIÃO DE JARDIM - MS

Gabriela Pereira Silva, Sidney Kuerten

Resumo


A Geografia é uma ciência interdisciplinar com alto potencial e valor didático, seja através do método teórico ou prático, a qual aliada ao conhecimento empírico é capaz de transformar as concepções do individuo enquanto participante ativo da vida social e coletiva. Dentro das escolas, por exemplo, a Geografia tem o potencial de aguçar habilidades de alunos que muitas vezes se encontram inertes ou desinteressados diante da falta de atividades táteis e de campo. A intenção do presente trabalho é proporcionar aos alunos do Ensino Fundamental das escolas dos municípios de Jardim e Guia Lopes da Laguna (MS), o desenvolvimento de habilidades cognitivas, que aprimorem as observações aprendidas em sala de aula através exercícios práticos desenvolvidos em laboratório com o manuseio de amostras litológicas, com uma abordagem que almeja despertar o interesse deles para as Geociências, utilizando o espaço da Universidade a qual dispõe organizadamente elementos geológicos (rochas, minerais, sedimentos e solos) característicos da região Centro-Oeste do Brasil e em particular de amostras do sudoeste de Mato Grosso do Sul. A partir de uma atividade piloto, realizada em junho de 2016 com alunos do ensino fundamental II da Escola Municipal Prefeito Estácio Cunha Martins localizada no distrito de Boqueirão (Jardim-MS), foi possível proporcionar o primeiro contato das crianças com ferramentas de pesquisa como lupas, amostras de sedimentos e rochas. O contato com esses materiais revelou um despertar do conhecimento empírico e a correlação de elementos da realidade que passaram a compor o conhecimento individual, fato que somado as aulas de geografia potencializam o aprendizado. Os benefícios de atividades como estas são múltiplos dentro da perspectiva escolar, a qual além de contemplar a habilidade racional e crítica sobre o espaço que lhes circunda, acredita-se que promoverá à disciplina resultados positivos. Diante da realidade existente de escolas afastadas dos núcleos urbanos e/ou periféricos, cuja carência de materiais e atividades práticas é expressiva, a presente proposta do projeto está em consonância com a pauta do evento e o papel da Universidade na sociedade. A partir dos resultados positivos, pretende-se transformar esta ação em um projeto de ensino e extensão universitária direcionado à divulgação científica em parceria com o Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente da Universidade de São Paulo (Cepema – USP).


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