MONITORIA NO ENSINO DA DISCIPLINA DE QUÍMICA INORGÂNICA I

Natali Lima Faganello, Ademir dos Anjos

Resumo


A monitoria é uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integrada do aluno nas atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação. Ela é entendida como instrumento para a melhoria do ensino de graduação, através do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas que visem fortalecer a articulação entre teoria e prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos, e tem a finalidade de promover a cooperação mútua entre discente e docente e a vivência com o professor e como as suas atividades técnico-didáticas. Atualmente a Lei de Diretrizes e Bases (Lei n° 9.394/96) legitima a importância da atividade de monitoria na formação de ensino superior. O monitor realizou atendimento, semanalmente, aos acadêmicos do 2º ano, matriculados no Curso de Química da UEMS, Unidade de Naviraí, com o objetivo de sanar as dúvidas com relação ao conteúdo ministrado pelo professor titular. Para isso, foram realizadas pelo aluno-monitor diversas pesquisas bibliográficas visando a sua familiarização com os conceitos da disciplina em questão. Esta, por sua vez, foi possível por meio de materiais disponíveis na biblioteca e/ou internet. Sempre que necessário, o aluno-monitor procurou ajuda do orientador para o melhor entendimento dos conteúdos desenvolvidos durante as aulas, podendo assim transmitir de forma mais segura o conhecimento aos monitorados. Os diversos conceitos da disciplina ministrada pelo orientador de Química Inorgânica I foram trabalhados durante o período da monitoria, buscando sempre a transmissão destes de forma clara e objetiva para que os acadêmicos monitorados possam compreender ao máximo. A monitoria foi realizada na sala de aula da UEMS, unidade de Naviraí, onde foram organizados grupos de estudo para discutir os conteúdos em questão, sempre com o auxílio de livros e cadernos dos monitorados. Durante a semana foram disponibilizadas 4 horas de monitoria, sendo dividida em dois dias com 2 horas de monitoramento. Destas, 1 hora foi disponibilizada para estudos, onde através da interação entre o monitor e os acadêmicos monitorados as dúvidas ficaram evidentes podendo assim ser esclarecidas. Logo após, 1 hora foi disponibilizada para a resolução de exercícios. Vários assuntos correlatos às respectivas disciplinas foram abordados durante o decorrer da monitoria, como por exemplo: ácidos e bases, propriedades e reatividades dos elementos representativos e de seus compostos, propriedades e reatividades dos metais, periodicidade, estados de oxidação, entre outros. Os objetivos previstos para a monitoria foram alcançados, visto que houve um aumento significativo no desempenho dos acadêmicos que frequentaram as aulas nas avaliações da disciplina trabalhada.


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